Um milhão de pessoas qualificadas para o campo. Esse é o objetivo a ser conquistado até 2020 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desde sua criação, em 1993, até hoje, a entidade já qualificou cerca de 300 mil trabalhadores para o campo. A meta nos próximos anos é de mais de 600 mil pessoas. Apesar de Mato Grosso ser o maior produtor brasileiro de grãos e possuir um dos maiores rebanhos do país, a falta de qualificação dos trabalhadores tem sido um entrave para que o setor cresça ainda mais.
Mudar esse cenário é o objetivo das entidades que representam a cadeia produtora do Estado. "A demanda hoje é muito grande, mas não temos gente em número suficiente capacitadas. Queremos mudar este perfil e ter mais pessoas qualificadas, pois não somos os melhores em âmbito de qualificação", explicou o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.
Qualificação – Segundo o presidente do Sistema Famato/Senar, a capacitação da a mão de obra é fundamental para acompanhar o crescimento previsto para o agronegócio nos próximos anos. Até 2020, setores como a suinocultura deve ampliar em 180% sua taxa de crescimento.
Para os avicultores, a perspectiva é de 180%; 49% para a soja, conforme revelou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O superintendente do Senar, Tiago Mattosinho explicou que tradicionalmente os postos de trabalho abertos no Mato Grosso são ocupados por pessoas de fora do Estado. Isso pôde ser comprovado esta semana quando cerca de 66% das vagas oferecidas pelo Serviço Nacional de Empregos (Sine) foram para trabalhadores do campo.
De acordo com a superintendente do Sine, Ivone Rosseto, de 600 vagas disponíveis em um dia cerca de 400 são para o trabalho na agropecuária e são preenchidas por pessoas de outros estados como Piauí e Maranhão. Devido a essa crescente demanda por mão de obra no meio rural, e pensando nesse cenário como oportunidades de geração de emprego, o Senar fará um diagnóstico do setor rural de Mato Grosso, abrindo suas portas e convidando os produtores rurais a exporem suas novas demandas e necessidades durante o Workshop das Cadeias Produtivas.
O evento acontece na próxima semana de 19 a 22 de março em Cuiabá. "O objetivo do mapeamento é identificar tendências e demandas por capacitação profissional rural para atender o mercado", conclui Mattosinho.