A segunda edição do Encontro Regional de Sistemas Produtivos, em Sorriso, que acontece nos dias 23 e 24 de abril – segunda e terça-feira, terá a presença especial do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Roberto Rodrigues, e criador da campanha Sou Agro. Neste ano o evento acontece no Centro de Eventos Sorriso, e na Fazenda Santa Maria da Amazônia.
Dentre os principais temas levantados nesta edição estão o plantio direto, a integração lavoura, pecuária e floresta, agricultura de baixa emissão de carbono. A abertura oficial do evento está marcada para as 18h, no Centro de Eventos. Para as 20h um representante do Banco do Brasil deve apresentar e explicar um pouco sobre o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), cuja iniciativa pretende aliar produção de alimentos e bionergia com redução dos gases de efeito estufa. O programa ABC incentiva processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os efeitos dos gases de efeito estufa no campo, a serem adotados pelos agricultores nos próximos anos.
Logo em seguida, o idealizador do Sou Agro, Roberto Rodrigues, vai falar um pouco sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro. “A expectativa que eu tenho é de preços bons em 2012 e, eventualmente, em 2013. O Brasil, salvo problemas localizados de clima no Sul, vai ter uma safra positiva e, talvez, uma renda agrícola importante para o País. 2012 será um ano bom para o agricultor”, disse o ministro. Rodrigues acredita ainda que o País deve aproveitar esse momento positivo para fazer “o dever de casa” na área de logística e de política de renda. “Pegar o seguro rural e dar uma turbinada nele, cuidar da defesa sanitária e acabar de uma vez por todas com a aftosa no Brasil”, recomendou o ex-ministro.
Na terça-feira, o evento segue para a Fazenda Santa Maria da Amazônia, localizada na MT-242, no KM 22, sentido Ipiranga do Norte. Conforme o presidente do Clube Amigos da Terra (CAT), que promove o evento juntamente com o Sindicato Rural de Sorriso e Embrapa, Darci Ferrarin Junior, serão seis stands expostos onde estão programadas seis mini palestras, de 20 minutos. Os temas apresentados por representantes do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da Embrapa, da Fundação MT, variam do gerenciamento da empresa rural até os avanços da biotecnologia.
O presidente do CAT reforça que as inscrições são limitadas para apenas mil pessoas, sendo que os ingressos podem ser adquiridos pelo fone: (66) 3544-3379 ou pelo e-mail: catsorriso2@gmail.com. “Como é um evento regional, todos devem correr para garantir sua entrada, pois a vinda, pela primeira vez, de uma referência do agronegócio para o Médio Norte, com certeza vai atrair um público recorde”. Os estudantes pagam apenas meia entrada.