Produtores rurais de Mato Grosso devem ficar atentos ao aplicar defensivos agrícolas em suas lavouras. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) começou a cobrar mais uma das exigências que foram publicadas em 2009, no Decreto 2.283: a Guia de Aplicação. Esta guia possui 17 itens que devem ser preenchidos pelos produtores para cada produto aplicado na lavoura nos casos de pulverizações terrestres com equipamentos tratorizados ou autopropelidos. O não cumprimento das normas pode resultar em notificação e até em multa.
Conforme explica o gestor do núcleo técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Eduardo Godoi, o produtor deve estar com a guia devidamente preenchida quando houver fiscalizações do Indea na propriedade. "Após a aplicação dos defensivos agrícolas, as guias deverão ser preenchidas, assinadas e arquivadas por um período de dois anos para que quando houver fiscalização do Indea o produtor tenha tudo em mãos e evite multas", explica.
Entre os itens a serem observados estão a temperatura ambiente na hora da aplicação, direção e velocidade do vento, entre outras. De acordo com Godoi, o Indea, em parceria com a Famato, deverá realizar palestras orientativas em alguns sindicatos rurais do Estado sobre o assunto. "Os técnicos do Indea farão palestras informativas nos sindicatos explicando como este guia deve ser preenchido, como é o procedimento, as verificações e as fiscalizações e esclarecer as dúvidas dos produtores".
Para mais informações, basta acessar o site www.sistemafamato.org.br, no campo "Espaço do Produtor", ou entrar em contato com o Núcleo Técnico da Famato pelo telefone (065) 3928-4444.