Mais uma alternativa para produção de etanol passa por testes em Mato Grosso. Sorgo sacarina, uma variedade de sorgo que retém açúcares em seus colmos e que pode ser utilizada em usinas durante a entressafra da cana-de-açúcar.Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastoril, em Sinop, está à frente do desenvolvimento dos estudos.
Os estudos começaram em 2011 e ainda estão em fase de avaliação, mas a expectativa dos pesquisadores é que a partir de maio já seja possível obter as primeiras informações sobre a cultura em Mato Grosso. Segundo o pesquisador Alexandre Ferreira, o sorgo sacarino não deve ser visto como um substituto da cana-de-açúcar, mas sim como cultura complementar, sobretudo no período de entressafra quando as usinas ficam ociosas.
Por enquanto, o sorgo é plantado na região Norte, próximo de Sinop (a 500 km da Capital) porque, segundo Farias, apesar de mais distante do centro produtor do Estado, é perto da sede da Embrapa. Mesmo assim, o pesquisador não dispensa a possibilidade de trazer a tecnologia para ser implantada mais ao sul mato-grossense, onde está grande parte das usinas.
Sorgo sacarina está em fase de teste em todo o país e o pesquisador afirma que em algumas unidades produtoras da região Sudeste já testam a moagem do sorgo, que aparentemente tem que passar pelo mesmo processo.
Diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos, afirma que as empresas têm interesse em conhecer as alternativas e que inclusive, participam de estudos sobre o uso da batata doce e do milho no processo de fabricação. Porém, ele destaca que é preciso conhecer a viabilidade do produto antes de qualquer investimento.
Alexandre Faria confirma que o sorgo sacarina tem menor rendimento, mas como sua maturação ocorre em 120 dias é possível ter mais de um ciclo por ano. Diferentemente da cana-de-açúcar, que leva entre 1 ano e 1 ano e meio para estar pronta para colheita. Tantoo sorgo, quanto o milho e a batata doce podem ser cultivados na região proibida pelo Zoneamento da Cana-de-Açúcar.