Para a próxima safra 2011/2012 serão monitoradas aproximadamente 280 substâncias em 23 produtos, por meio da coleta de mais de 2 mil amostras de vegetais em todo o país. Entre as substâncias monitoradas estão os resíduos de agrotóxicos e os contaminantes, substâncias que podem ser prejudiciais aos consumidores, como toxinas produzidas por fungos e micro-organismos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) utiliza o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) para orientar os produtores no sentido de melhorar a qualidade de frutas, hortaliças e grãos oferecidos ao mercado.
Nesta safra foram monitoradas as culturas do abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, café, castanha-do-brasil, feijão, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta-do-reino, pimentão, soja, tomate, trigo e uva. A cada ano o número de análises está sendo ampliado para atender às exigências do mercado interno e dos importadores, como a União Europeia.
Os últimos resultados divulgados em novembro de 2011, referentes ao ano-safra 2010/2011, demonstraram que as culturas de arroz, batata, café, feijão e tomate apresentaram resultados 100% satisfatórios. O monitoramento também mostrou alto índice de conformidade em maçãs (99,13%), mamão (97,57%) e milho (96,15%). Banana, limão, manga, melão e uva, ficaram acima de 90% de conformidade. No caso dos grãos, a análise também monitora a substância aflatoxina, toxina produzida por fungos e favorecida pelo excesso de umidade. Arroz, feijão e milho não tiveram amostras fora do padrão.
De acordo com o plano haverá um aumento no número de culturas e de substâncias monitoradas nos próximos anos. Metais pesados e outros contaminantes biológicos serão analisados e o número de amostras a serem coletadas também será ampliado.
Mais informações no endereço – http://www.agricultura.gov.br/vegetal/qualidade-segurancaalimentos-bebidas/alimentos/residuos-econtaminantes (Com Assessoria)