Colheita de soja em Mato Grosso será oficialmente iniciada amanhã (14) em Lucas do Rio Verde (a 354 km de Cuiabá), com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Está confirmada a vinda do secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz, e do secretário nacional de Política Agrícola, Caio Rocha. Além do lançamento da colheita, eles participação do Show Safra, evento realizado pela Fundação Rio Verde, que começa hoje e termina amanhã, na mesma cidade.
O início da colheita da oleaginosa ocorrerá na fazenda Cortezia às 8h30. Ainda durante a manhã começa a agenda do Show Safra, em que os visitantes farão um tour pelo evento, visitarão os estandes e discursarão aos produtores locais. Apesar de o evento simbolizar o início da colheita, os trabalhos estão sendo realizados em solo mato-grossense desde 1º de janeiro, nas regiões Sudeste, Oeste e Médio-Norte.
Segundo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na primeira semana do mês foi colhido 0,4% da área cultivada, estimada em 6,985 milhões de hectares na safra 2011/2012. O percentual é levemente maior que o 0,3% contabilizado no mesmo período da temporada 2010/2011, quando foram cultivados 6,412 milhões (ha).
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro), a vinda dos representantes do ministério ao Estado dará a oportunidade aos produtores locais de apresentar diretamente os anseios e reivindicações do setor.
"Temos 2 assuntos já para tratar. O primeiro é com relação aos investimentos em pesquisa agropecuária. É importante ampliar os investimentos pesquisas na área do campo para auxiliar os produtores. O segundo, que não é de competência direta do ministério, mas esperamos envolver os representantes do ministro e mostrar a importância do tema, é a carência de logística que temos em Mato Grosso".
Show Safra – O evento está na 11ª edição. A programação inclui tour pelas vitrines tecnológicas, palestras e apresentação o de novas tecnologias para as culturas da soja e do milho. De 19 de janeiro a 3 de março serão realizados em 10 cidades de Mato Grosso os Dias de Campo 2012 Fundação MT com o objetivo de difundir tecnologia agrícola para toda classe produtora e contribuir com o desenvolvimento do setor de forma sustentável e rentável.