Amanhã (22/11) haverá uma audiência pública no município de Luciara para discutir a implantação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) na região. O processo está sendo conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). A audiência será às 8h, no auditório da Unemat de Luciara, e contará com a participação de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O debate foi solicitado pela Associação dos Produtores e Retireiros do Araguaia e será conduzido pelo Ministério Público de São Félix do Araguaia. "A Famato decidiu acompanhar este processo após se sensibilizar com a luta desta cidade. É preciso entender que a apreensão destes moradores se justifica em função do que viram acontecer com os vizinhos do Posto da Mata, retirados da Gleba Suiá-Missú, em Alto da Boa Vista, em dezembro do ano passado. De acordo com os relatos dos representantes de Luciara, identificamos semelhanças no modo de agir do ICMBio e da Funai, ou seja, sem ouvir a população e os verdadeiros interessados", afirma o presidente da Famato, Rui Prado.
A criação da RDS foi pleiteada por um pequeno grupo de retireiros formado por uma família de aproximadamente 20 pessoas. "Essa família fez esse pedido ao Instituto Chico Mendes. O instituto aceitou o processo sem considerar a vontade da maioria da população do município, que é contrária à criação desta reserva. Nessa audiência, queremos que as autoridades nos escutem, porque nós, e a maioria da população de Luciara, somos contra a criação desta reserva", informa a advogada da Associação dos Produtores e Retireiros do Araguaia, Noely Paciente Luz.
Em outubro, o ICMBio decidiu suspender temporariamente o processo de criação da RDS em Luciara, após uma reunião com representantes da associação dos produtores, da Famato e o deputado federal Nilson Leitão.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.