Estagiar em uma empresa é uma oportunidade para o estudante aprofundar na prática os conhecimentos que aprende na universidade, além de conhecer o dia a dia de trabalho da instituição. Com este foco, estagiários de diversos núcleos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) escolheram a entidade como tema de seus trabalhos de conclusão de curso.
A estudante do 6º semestre de Secretariado Executivo no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Denize da Silva Mesquita, faz estágio na Famato há cerca de um ano no setor de Apoio Institucional. Ela escolheu como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) os “Papéis e Funções das Secretárias e Secretárias de Gabinete em uma Federação da Agricultura e Pecuária”. Segundo Denize, seu relatório irá se basear na aplicação de questionários, tanto para as profissionais de secretariado, quanto para os diretores da entidade, afim de investigar a atuação e a importância dessas profissionais para a diretoria da Famato. “Escolhi fazer meu trabalho sobre a Famato por se tratar de uma entidade com uma cultura organizacional engajada em fazer mudanças e melhorias, que não visa lucros, mas sim representar da melhor maneira a classe rural do Estado. Além disso, é uma entidade muito reconhecida no setor e também pela sociedade”, explica a estudante.
Kerolainy Nazaré também é aluna do curso de Secretariado Executivo no IFMT e está no terceiro semestre. Começou na Famato como estagiária e há pouco mais de um mês foi contratada como assistente administrativa do Núcleo de Comunicação e Marketing. O tema de sua pesquisa é “Gestão Documental” que envolve a parte de métodos de arquivamento. “Escolhi a Famato para desenvolver o projeto de conclusão do curso, pois como já estagiava no Núcleo de Comunicação, na função de assessoria da gestora do departamento, sei bem sobre as dificuldades do setor. Para isso, vou diagnosticar os problemas e propor melhorias”, destaca Kerolainy.
O estagiário de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing da Famato, Willian Pereira, cursa o sétimo semestre de Comunicação Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e irá aproveitar os conhecimentos que vem adquirindo no estágio para um trabalho da faculdade na disciplina de Assessoria de Imprensa. “O trabalho consiste no acompanhamento da assessoria durante todo o semestre, tendo como base as newslleters enviadas, clippings e consulta sobre o relacionamento da Famato com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com os Sindicatos Rurais, a sociedade e a imprensa. Ao final do trabalho, vou analisar o funcionamento da assessoria e seus meios, traçando um plano de funcionamento”, comenta Pereira.
O presidente da Famato, Rui Prado, diz que a entidade apoia e fomenta estes estudos. “Para nós é uma satisfação saber que o nosso trabalho influencia quem está começando na carreira profissional e é tema de estudos e pesquisas”, afirma Prado.
A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso fazem parte do Sistema Famato. Acompanhe nossas notícias também pelas redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.