Foi celebrada no último sábado (26.10), na capela Santa Rita, em Cuiabá, a missa de sétimo dia em homenagem ao deputado federal e ex-presidente do Sistema Famato, Homero Pereira. Homero faleceu dia 20.10, vítima de câncer, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Colaboradores da entidade, familiares, amigos e autoridades públicas estiveram presentes na igreja.
A pedido da família, a missa foi realizada pelo padre Orosimbo de Paula. Emocionada, a filha de Homero Pereira, Joice Alves Pereira, leu um texto em memória ao pai. “Venho falar de um guerreiro, que nunca deixou de remar. Fé e coragem estavam sempre presentes eu seu coração. Nosso barco perdeu um integrante (…). Continuamos guiados por Deus que nunca nos abandonou”.
Joyce agradeceu as orações e palavras de carinho dos amigos e de todos que conviviam com Homero. “Nos últimos nove meses desfrutamos de sua presença constante e, sem perceber, nos despedimos aos poucos. Fica a saudade do abraço, do beijo, da voz e de cada gesto e palavra. Fica agora o exemplo, as lembranças, o amor”.
Trajetória – Homero Pereira foi vice-presidente da Famato entre os anos de 1991 e 2005. Ocupou a presidência da Famato e do Conselho Administrativo do Senar-MT no período de 2005 a 2010.
Produtor rural, técnico agropecuário e economista, também foi eleito deputado estadual e federal e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Em pouco mais de três décadas, Homero Pereira se dedicou à agropecuária e por isso é conhecido por muitas pessoas como um líder nato.
Na Câmara dos Deputados, Homero se destacou em assuntos de extrema relevância para o país como o Código Florestal, endividamento rural, trabalho escravo e a questão indígena.
Em 2005, Homero foi responsável pelo movimento Tratoraço, que reuniu mais de 25 mil produtores na Esplanada dos Ministérios para alertar sobre a crise pela qual a agricultura brasileira enfrentava.
Também exerceu os cargos de vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Frente de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog).
O Sistema Famato é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e 87 Sindicatos Rurais. Acompanhe-nos nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).