O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apresenta, pela primeira vez, cinco trabalhos na VI Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias (ICAS), que ocorre até o dia 25.10, no Rio de Janeiro. A Conferência reúne experientes estatísticos da área agropecuária de todo o mundo, principalmente representantes dos institutos nacionais de estatística e ministérios da agricultura.
Os temas dos trabalhos do Imea são: metodologia do preço da arroba do boi para Mato grosso; previsão do estoque de bovinos machos para o Estado; modelo de ocupação agrícola para Mato Grosso; influência do agronegócio no mercado de trabalho do Brasil e desmatamento evitado pela pecuária de corte no Estado.
Segundo o superintendente do instituto, Otávio Celidonio, o evento é uma boa oportunidade para manter a equipe atualizada. “Para nós é fundamental garantirmos sempre o melhor serviço para o produtor. Além disso, é um momento ímpar para colocar algumas das metodologias de trabalho do Imea à prova”, opina Celidonio.
O evento é específico sobre estatística do agronegócio. Conforme Celidonio, os analistas do Imea estarão próximos de pessoas que trabalham para os principais centros de pesquisa do mundo, como o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Nós poderemos conhecer a metodologia de trabalho desses institutos e discutir quais são os desafios em comum para garantir as melhores informações para o mercado”, acrescenta.
Também participam do encontro o gestor do Imea, Daniel Latorraca, a analista de Fibras, Elisa Gomes, e o analista de Pecuária, Fábio da Silva.
Sobre a ICAS – A VI Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias (ICAS-VI) está sendo organizada pelo IBGE, de 23 a 25 outubro, no Rio de Janeiro. O evento é realizado a cada três anos. O tema este ano é “Melhorar as estatísticas para segurança alimentar, agricultura sustentável e desenvolvimento rural. Vincular as estatísticas com a tomada de decisão, com foco nas questões levantadas pela implementação da Estratégia Global”.
Para saber mais sobre a conferência acesse: http://eventos.ibge.gov.br/icas2013
O Imea faz parte do Sistema Famato que também é formado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e 87 Sindicatos Rurais. Confira nossas redes sociais:www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.