Grande homem, líder, irmão e amigo. Assim Homero Pereira será lembrado por autoridades políticas, representantes do agronegócio, amigos, familiares e admiradores. Centenas de pessoas passaram pelo auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) nesta segunda-feira (21.10) para se despedir de um dos maiores líderes do agronegócio mato-grossense e brasileiro. O enterro de Homero Pereira será às 12h30, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.
Produtor rural, técnico agropecuário e economista, em sua vida pública Homero sempre se dedicou ao agronegócio. Presidiu o Sistema Famato entre 2005 e 2010. Foi deputado estadual, estava em seu segundo mandato como deputado federal e foi presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA). Esteve à frente de assuntos importantes, como a aprovação do novo Código Florestal, em 2012. Infelizmente, Homero não resistiu ao câncer, doença contra a qual ele lutava desde o início deste ano, e faleceu na manhã de domingo (20.10), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Para o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, Homero sempre será lembrado como uma grande liderança, uma pessoa que trabalhou para o desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso. “Homero trabalhou para e pelos produtores rurais. Nós perdemos um grande líder e um grande amigo. Ele realizou um trabalho excepcional à frente do Sistema Famato e em sua carreira como deputado, tendo lutado por assuntos de suma relevância para a agropecuária brasileira, como a aprovação do Código Florestal. Graças a ele, conseguimos importantes conquistas para o setor produtivo. Guardaremos boas lembranças deste homem e de todo o trabalho que ele fez pelos produtores rurais, em especial, para Mato Grosso”, destacou Prado.
O secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, acrescenta que Homero, além de ser um grande líder, era uma pessoa muito humilde e que sempre agregava conhecimento e ajuda os companheiros. “Homero foi uma pessoa extraordinária, que nos ensinou muito. Uma perca incalculável não só para Mato Grosso mas para todo o Brasil”.
Segundo o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, Homero Pereira foi um dos grandes desenvolvedores do Estado. “Na política, no agronegócio, Homero foi uma das pessoas que mais contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. Lamentamos esta perda que será sentida por todos no Estado”.
Em nota, o senador Blairo Maggi, lamentou a morte do amigo. “Meus sinceros sentimentos a toda a família de Homero Pereira, e também ao Estado de Mato Grosso, que acaba de perder um grande homem”.
O senador Pedro Taques lembrou que Homero Pereira nunca se preocupou com os próprios interesses e sim com os interesses do Estado e do setor que representava. “Homero trabalhou pela aprovação do Código Florestal, tendo transformado este tema em sua luta pessoal. Seu trabalho foi muito importante para o setor produtivo, não só de Mato Grosso mas do Brasil. Sua liderança era reconhecida, tanto que presidiu a maior frente do Congresso Nacional, que é a FPA”.
Emocionado, o deputado federal e atual presidente da FPA, Luis Carlos Heinze, enalteceu o trabalhou de Homero na FPA. “Mato Grosso e o Brasil perdem uma grande figura, nós perdemos um grande parceiro. Trabalhamos juntos durante todos estes anos, sempre defendendo o agronegócio. Homero aproximou as entidades do setor ao Congresso Nacional. Hoje a FPA está crescendo, se modernizando, fazendo um trabalho melhor para defender o setor e o ele foi um dos precursores destas ações e seu trabalho foi fundamental para isso. Precisamos de gente como Homero Pereira, que possa defender o setor, sem outros interesses que não seja o fortalecimento do agro brasileiro”.
Em nome da família, seu irmão, Américo Pereira, agradeceu pelo reconhecimento que Mato Grosso proporcionou à Homero. “Queremos agradecer tudo o que o Estado de Mato Grosso fez por Homero, ele que veio de fora e teve este grande reconhecimento político aqui no Estado. A família está muito sentida neste momento porque para nós, o Homero era o nosso alicerce. Mas estamos orgulhosos de sua luta, pois tudo que Mato Grosso fez por Homero, ele retribui trabalhando pelo Estado”.
Para o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, Homero é um grande exemplo que fica para as próximas gerações. “Sempre lutou pelos interesses da economia de Mato Grosso, para construir um Estado melhor, mais justo. Com certeza, irá inspirar muitos líderes a seguir o seu exemplo”.
Carreira – Homero Pereira foi vice-presidente da Famato entre os anos de 1991 e 2005. Ocupou a presidência da Famato e do Conselho Deliberativo do Senar-MT no período de 2005 a 2010. Em pouco mais de três décadas, Homero Pereira se dedicou à agropecuária e por isso é conhecido por muitas pessoas como um líder nato. Na Câmara dos Deputados, Homero se destacou em assuntos de extrema relevância para o país como o Código Florestal, endividamento rural, trabalho escravo e a questão indígena.
Em 2005, Homero foi responsável pelo movimento Tratoraço, que reuniu mais de 25 mil produtores na Esplanada dos Ministérios para alertar sobre a crise pela qual a agricultura brasileira enfrentava. Também exerceu os cargos de vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Frente de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog).