Foi aprovado na sexta-feira (04.10) por unanimidade, em reunião extraordinária, o novo regimento interno do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso (CEDRS). A elaboração do novo regimento teve como coordenador o analista institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Edvaldo Belisário dos Santos. O Conselho é ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e é formado por 16 membros, sendo entidades e órgãos ligados ao setor agropecuário. A Famato participa representando os produtores rurais de Mato Grosso.
O CEDRS tem como objetivo assessorar, avaliar e propor ao Governo do Estado de Mato Grosso diretrizes das políticas estaduais voltadas para o desenvolvimento rural sustentável. Entre suas atribuições estão elaborar os Planos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Sustentável, assistência técnica para a agricultura familiar, pesquisa, difusão e incorporação de novas tecnologias, elaborar e aprovar o Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, aprovar os projetos relativos ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outros.
Segundo Belisário, a reestruturação das normas foi necessária devido ao incremento de novas ações às competências do CEDRS e a inclusão de novas entidades representativas. “O Conselho já existe há alguns anos, mas os membros sentiram a necessidade de atualizar o regimento, já que tem ocorrido o incremento de muitas ações, como monitoramento da execução de programas da agricultura familiar e promoção de audiências públicas”, explica Belisário.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).