O deputado federal Homero Pereira anunciou oficialmente, em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (26.09) em Cuiabá, sua aposentadoria da vida política. Homero está em tratamento contra um câncer desde o início deste ano e tomou a decisão de se aposentar para tratar exclusivamente da saúde. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) manifesta seu apoio a Homero Pereira, que foi líder da bancada rural na Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) e esteve à frente das discussões durante a votação do Código Florestal.
“Estou encerrando um ciclo da minha vida, como homem público. Agradeço aos mais de 100 mil eleitores que me confiaram seus votos nas duas eleições para deputado federal. Fui presidente da maior frente parlamentar do Congresso, que é a FPA, e considero que o auge da minha atuação na Câmara foi a aprovação do novo Código Florestal. Tomei esta decisão há 21 dias quando os médicos me informaram que meu tratamento terá que ser prolongado. Estou me retirando da vida política não por vontade própria, mas porque preciso priorizar a minha saúde. Sigo com foco no meu tratamento, fé na minha recuperação e o apoio da família”, disse Homero Pereira, emocionado.
Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o trabalho de Homero Pereira como representante do setor produtivo no Congresso e à frente da FPA contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do setor, principalmente em assuntos de grande relevância, como a aprovação do novo Código Florestal. “Temos muito a agradecer ao Homero Pereira. Sua trajetória no Câmara dos Deputados foi excepcional e seu empenho foi reconhecido nacionalmente quando assumiu a presidência da FPA. Para nós é um orgulho tê-lo como representante dos produtores rurais. Homero foi e continuará sendo um líder do agronegócio. Mesmo tendo se aposentado do Congresso, contamos com seu apoio e colaboração na Famato, como membro do Conselho Consultivo, que reúne os ex-presidentes da entidade. Agora, ele precisa cuidar da sua saúde para se restabelecer. Estaremos juntos neste seu desafio, apoiando-o assim como ele sempre nos apoiou e como amigo”, afirmou Prado.
Homero presidiu a Famato de 2004 a 2010 e desde 2006 estava como deputado federal. O atual secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, assumirá sua vaga na Câmara dos Deputados.
O Sistema Famato é a união da Famato, do Senar-MT, do Imea e dos 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).