A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançou na quarta-feira (25.09), o Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão (Sema Virtual), que vai poder aperfeiçoar as etapas de tramitação e análise dos processos protocolados no órgão, que hoje são físicos, facilitando o acesso da sociedade aos serviços prestados. O novo sistema já está em operação. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, participou da cerimônia de lançamento, em que assinou termo de cooperação técnica com a Sema com compromisso de melhorias na prestação de serviços oferecidos ao cidadão através do programa.
De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, a informatização dos processos ambientais trará mais agilidade na emissão das licenças. "Porém é preciso que a análise dos processos, que é feita pelos servidores da Sema, também seja mais eficiente, já que hoje esta etapa chega a levar até seis meses", enfatizou Prado.
O secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, explica que "o novo instrumento permitirá, nessa primeira fase, a protocolização e o fluxo de documentos pertinentes aos processos relacionados à Superintendência de Gestão Florestal (SGF), onde se concentram as maiores demandas do órgão, com atendimento aos proprietários de imóveis rurais e responsáveis técnicos que atuam com a regularização ambiental e licenciamento de atividades em imóveis rurais. Através do sistema, os responsáveis técnicos poderão anexar documentos e dar entrada em diversos processos na secretaria, incluindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR)".
O Sistema Famato é a união da Famato, do Senar-MT, do Imea e dos 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).