O empreendimento rural passa por um momento de mudanças profundas. O Seminário Agronegócio – Prepare sua propriedade para o futuro, parte da programação da Feira do Empreendedor 2013, na última sexta-feira (13.09), tratou de vários temas cruciais para o setor, tais como a profissionalização dos produtores rurais e as adequações ambientais e legais das propriedades agrícolas. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, falou sobre a importância da união dos produtores rurais para garantir a continuidade do desenvolvimento do setor, que é responsável por 72% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso.
“Acreditamos na organização e união dos produtores rurais frente aos desafios que o setor impõe a cada ano. Com esta força de trabalho seguiremos desenvolvendo o agronegócio de Mato Grosso”, destacou Prado.
O presidente da Famato destacou também a importância de um evento como a Feira do Empreendedor destacar o agronegócio. “Hoje o produtor rural é um empreendedor, que precisa se qualificar e estar sempre informado de tudo o que acontece da porteira para fora. É muito importante que eventos como a Feira do Empreendedor abram espaço para discutir os temas importantes do setor”, analisou Prado.
Temas – Ainda durante o seminário Agronegócio, o consultor Matheus Alberto Consoli falou sobre o futuro no campo e traçou um panorama do longo e complexo caminho da produção até a distribuição. Ele destacou aspectos como a importância da qualidade dos produtos e da regularidade na produção e entrega aos compradores. Outro ponto que abordou em sua palestra foi a sucessão no campo, tema que, segundo ele, precisa ser preparado. “O futuro do campo está nas mãos do produtor rural”, disse e encerrou a palestra com a frase “Como tudo na agricultura, só podemos colher depois de plantar”, afirmou Consoli.
O agricultor Marcelo Bareline, produtor de batatas, grãos e sementes de milho e soja em Minas Gerais, contou um pouco de sua experiência como um dos 4 brasileiros a participar da reunião “O Futuro do Campo”, realizada na Holanda, em junho de 2012, reunindo 50 agricultores de 18 países. Segundo ele, os produtores rurais precisam pensar uma maneira de tornar suas fazendas perenes e sustentáveis em todos os sentidos. “Independente do tamanho da propriedade, é preciso pensar em todos os aspectos. Antes de crescer, é preciso se preparar e se profissionalizar”, ressalta, citando a importância do investimento em tecnologia e na ciência. Segundo ele, nem sempre uma grande propriedade é produtiva como deve. “A escala pode ser inversa à produtividade”.
A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae, com patrocínio da Fiemt, Famato/Senar, Fecomércio, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia e apoio de Embaixada da Alemanha, Consulado da Alemanha, Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), Seplan-MT, UFMT e Facmat.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).