Entender o agronegócio da porteira para fora é o foco do quarto encontro do projeto Futuros Produtores do Brasil, que será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, em São Paulo. Os participantes visitarão o Porto de Santos, dia 05.09, por onde é exportada cerca de 60% da soja Mato Grosso. Após a visita ao porto, os 30 jovens e os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), entidades responsáveis pelo projeto, darão entrevista coletiva para a imprensa de São Paulo, às 20h, no hotel Slaviero Executive Jardins. O objetivo é apresentar o projeto e um balanço dos encontros que estão ocorrendo desde maio deste ano. No dia seguinte, 06.09, a turma visitará a Bolsa de Valores de São Paulo BM&F Bovespa, onde participarão de palestras e aprenderão mais sobre o mercado de commodities e educação financeira.
De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, após conhecer fazendas de Mato Grosso consideradas modelo na produção de grãos, piscicultura, pecuária de corte e integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), os jovens produtores terão a oportunidade de aprender mais em São Paulo sobre o agronegócio da porteira para fora. "Essa visita é muito importante para preparar os jovens produtores para o futuro. O Porto de Santos é o porto de maior importância na exportação de soja do Brasil e ver in loco todo este processo fará com que eles tenham uma visão mais ampla do agronegócio e dos desafios que temos pela frente. Já na BM&F Bovespa os jovens poderão ver como funciona o mercado financeiro em relação às commotidies no Brasil", destaca Prado.
Um dos participantes do projeto, o jovem estudante de Agronomia de Nova Mutum, João Paulo Varnier, conta que será uma grande experiência conhecer o Porto de Santos e a BM&F Bovespa. "Estou muito ansioso com este próximo encontro. Conhecer o porto vai ser praticamente mais um sonho realizado, saber para onde vai toda nossa produção e como funcionam as exportações, sem contar a visita à Bolsa, que vai nos mostrar o mundo dos negócios, preços e cotações", diz Varnier.
O projeto – Desenvolvido pela Famato e pelo Senar-MT, o programa Futuros Produtores do Brasil reúne 30 jovens, filhos de produtores rurais e empresários do setor do agronegócio, a fim de prepará-los para assumir os negócios da família. Este será o último encontro do projeto. O primeiro aconteceu em maio, na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde os participantes conheceram mais sobre produção de grãos, algodão e piscicultura. O segundo foi realizado na fazenda Capão de Angico, em Poconé, e abordou a pecuária. Já o terceiro encontro aconteceu na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, considerada modelo na integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato). Para saber mais sobre o projeto, acesse o Facebook: https://www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil ou ligue para a assessoria de imprensa da Famato no (65) 3928-4408 ou (65) 3928-4435.