Já foi detectada incidência da Helicoverpa em lavouras mato-grossenses. A praga tem preocupado produtores do estado, já que se trata de uma espécie nova nos campos brasileiros. Nesta safra, a lagarta já causou prejuízos na Bahia e vem se espalhando pelo país, levando em conta que não havia inseticidas eficientes para evitar a proliferação da praga. No entanto, o governo autorizou a importação da Austrália de uma molécula capaz de eliminar a Helicoverpa.
Em Mato Grosso, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi a campo para registrar os casos encontrados no estado. Segundo o coordenador de defesa vegetal do Mapa, Wanderlei Guerra, incidência da Helicoverpa foi registrada em lavouras de Rondonópolis e Sapezal, porém em baixíssima densidade populacional.
Ele ressalta a importância de combate à praga, já que se trata de uma espécie que atinge lavouras de soja, milho e algodão. Além disso, reforça as ocorrências nas plantas guaxas, cultivadas durante o vazio sanitário. "Nas primeiras verificações encontramos muitas plantas em rodovias e nas cidades". O estudo sobre a Helicoverpa em Mato Grosso será divulgado pelo Mapa, mas ainda não tem data definida.
Viagem – Pesquisadores mato-grossenses embarcam para a Austrália com o objetivo de conhecer as estratégias e o manejo utilizado para combater as pragas e, especialmente a Helicoverpa. Este é o segundo grupo de pesquisadores mato-grossenses que visitam a Austrália neste ano.
Tipos de Helicoverpa
Helicoverpa armigera
Helicoverpa assulta
Helicoverpa atacamae
Helicoverpa fletcheri
Helicoverpa gelotopoeon
Helicoverpa hardwicki
Helicoverpa hawaiiensis
Helicoverpa helenae
Helicoverpa pallida
Helicoverpa prepodes
Helicoverpa punctigera
Helicoverpa toddi
Helicoverpa zea
Helicoverpa minuta – extinta