A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

15/04/2013

Tal qual Brasil, logística é um dos desafios para escoamento

Fonte: siteadmin
Post Image

Filas de caminhões para descarregar, filas de navios para atracar, falta de rotas rodoviárias alternativas para o tráfego dos veículos. As dificuldades de infraestrutura logística para escoamento da produção de grãos não são “privilégios” da cadeia produtiva brasileira. A Argentina, que na temporada 2012/2013 deve exportar mais de 10 mihões de toneladas de soja, segundo último relatório da USDA, também vê a sua infraestrutura como um desafio para atender a crescente demanda da produção de grãos.

Durante os cerca de 60 dias que concentram o pico da colheita, chegam a trafegar pela zona portuária de San Lorenzo, na região de Rosário (Santa Fé) aproximadamente dez mil caminhões. ”Não nos faltam caminhões para fazer o frete até os portos, faltam novas vias de acesso. As que nós temos estão colapsadas”, afirma o gerente da Associação Argentina de Pós-Colheita de Grãos (Aposgran), Juan Carlos Neiva.

Na Argentina, em pleno pico da colheita, navios também podem sofrer atraso de até 14 dias durante o pico da safra para serem carregados. Ainda assim, o tempo de espera máximo é menos da metade do que se leva no Porto de Paranaguá, no Paraná, quando há atrasos nos carregamentos dos navios. Em condições normais, um Panamax leva, em média, dois dias para ser carregado com 50 toneladas de grãos.

Pelo Porto de Rosário, em Santa Fé, são escoados cerca de 80% da produção de soja e milho da Argentina. Desse volume, 50%
chega de caminhão, 15% de trem e 5% via barcarças, pelo Rio Paraná. São quase 240 mil toneladas movimentadas diariamente no
porto.

Outra vantagem que a Argentina tem em relação à logística brasileira é a distância entre as propriedades e os portos. Na Argentina, a fazenda mais distante do porto fica a 700 km de distância e 70% das propriedades estão localizadas em um raio de até 300 km. Enquanto, no Brasil, em algumas regiões de produção do Estado de Mato Grosso, por exemplo, o percurso feito até o porto de Santos ou Paranaguá chega a superar três mil quilômetros.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR