O custo de produção da próxima safra de soja teve um aumento de pelo menos 15%, segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea). Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Soja (Aprosoja), Carlos Fávaro, os entraves gerados com a falta de infraestrutura adequada são os principais fatores para esse aumento.
Aumento do frete e dos insumos são apontados pelo dirigente como alguns exemplos do que tem impactado no custo de produção elevado. De acordo com Fávaro, a situação ainda é reflexo, por exemplo, da falta de logística.
"Mato Grosso tem potencial para dobrar a produção de soja e triplicar a produção de milho, mas esses entraves estão pesando cada vez mais na produção de grãos. Hoje, por exemplo, há instabilidade e o mercado futuro está afetado em função dos problemas de escoamento que tivemos nessa safra. temos pouca comercialização de soja e milho", avalia Fávaro.
Para o gestor do Imea, Daniel Latorraca, o planejamento da próxima safra está se tornando um grande desafio para o produtor em função dos entraves encontrados na atual safra e devem permanecer.