O secretário de Políticas Agrícolas, Neri Geller, articulou na tarde de terça-feira (09.04) uma reunião com o Ministro da Agricultura, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, junto às lideranças do país, para tratar sobre a logística e formas de otimizar os trabalhos nos portos brasileiros. Participaram da reunião representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), entre outros.
Segundo Neri Geller, a importância desta reunião foi conhecer as dificuldades atuais do sistema portuário e as medidas que devem ser tomadas para aperfeiçoar o sistema e promover a integração dos intervenientes do processo, de forma a otimizar importações e exportações, podendo, assim, traçar as escolhas estratégicas para que o Brasil se alinhe ao mercado competitivo mundial.
Para o presidente da Famato, Rui Prado, a iniciativa do secretário em promover esta reunião junto ao Ministro da Agricultura foi fundamental para que ocorra mais agilidade em resolver às questões portuárias ligadas à agricultura mato-grossense. “O que queremos é a melhoria na logística dos portos brasileiros, pois existe hoje muito travamento devido à grande demanda e produção. Buscamos uma forma de aperfeiçoar o trabalho, sugerindo mais um turno nos portos, cobertura aos embarques dos navios, para então conseguir atender o fluxo de exportação da safra produzida pelo estado”, ressaltou Prado.
Vale lembrar que no primeiro semestre de 2013 cerca de 200 mil toneladas de soja foram estocadas em caminhões que aguardaram nas filas para descarregar o produto nos portos. “A logística compromete a rentabilidade dos produtores rurais brasileiros. Novos negócios não são realizados por falta de escoamento”, avaliou o presidente da Famato.
O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro disse estar otimista com as articulações realizadas ontem durante a reunião tendo em vista o comprometimento e a receptividade do Ministro e do secretário Neri Geller, mesmo se tratando de problemas de logística e transporte. “Isso demonstra a preocupação e o empenho de Geller e do Ministro em buscar soluções para resolver as dificuldades sofridas pela agricultura do Brasil que interferem diretamente na renda do produtor”, afirmou Fávaro.