A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária fará, neste sábado (6), mais um pré-lançamento de cultivar de arroz em terras altas BRS Esmeralda. A apresentação será durante o primeiro dia de campo sobre integração lavoura-pecuária-floresta de Marcelândia, promovido juntamente com a Famato.
A BRS Esmeralda é resultado do trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão e recomendada para as lavouras de Goiás, Mato Grosso e Sul do Pará. O lançamento oficial está previsto para o dia 17 deste mês, durante a Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis. Antes disso, o material foi apresentado para técnicos, consultores e produtores em dois dias de campo e uma visita técnica. “O que destaca a BRS Esmeralda éa produtividade média acima de 4 mil kg/ha. Além disso, tem moderada resistência as principais doenças do arroz e ao acamamento”, explica a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Isabela Furtini.
O grão da BRS Esmeralda é longo e fino e é classificado como de excelente qualidade culinária. A floração se dá com 77 dias e o ciclo total varia de 105 a 110 dias. A janela de plantio recomendada para a BRS Esmeralda é de primeiro de outubro até 15 de dezembro, com densidade de semeadura de 70 kg/ha e espaçamento entre linhas de 25 cm. Outra característica da nova cultivar é a maior tolerância ao estresse híbrido e maior rusticidade.
As sementes da BRS Esmeralda já estarão disponíveis para os produtores de Mato Grosso, Goiás e Sul do Pará na próxima safra. Elas serão comercializadas pelas sementeiras credenciadas pela Embrapa.
Dia de campo
O dia de campo em Marcelândia será realizado na Fazenda Pegasus . Além de apresentações sobre a cultura do arroz, haverá palestras sobre a sojicultura, gestão da propriedade rural, mercado de madeira de reflorestamento, sistemas integrados de produções, entre outras.
O evento é destinado a técnicos, produtores, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agropecuário. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local, a partir das 7h15.