A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

26/03/2013

Solução só a partir de 2014

Fonte: siteadmin
Post Image

No que depender de ampliação da infraestrutura de transportes, a atual safra de grãos brasileira vai continuar demorando a ser embarcada. Não há, na carteira de projetos em andamento sob supervisão do Ministério dos Transportes, nenhuma obra para ser entregue nas próximas semanas que alivie o problema. Uma ajuda importante virá somente para a próxima safra, assegura o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Ele diz que ainda este ano será concluída a pavimentação da BR-163 até o porto de Miritituba (PA). Até o momento, 52% do trecho de terra, de 883 km, já foram asfaltados.

As obras desaceleraram a partir de novembro, por causa do período chuvoso, mas serão retomadas a partir de abril “em ritmo pesado”, informa Passos. Assim, a soja produzida no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terá uma opção de escoamento pelo norte do país, um trajeto cerca de 700 km mais curto do que o percorrido hoje, quando os grãos são exportados a partir dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Os mais otimistas acreditam que ainda nesta safra os trilhos da Ferronorte chegarão ao município de Rondonópolis (MT). Dessa forma, toda a produção da região poderá seguir de trem até o porto de Santos (SP).

Embora diga que a conclusão da obra é iminente, o ministro é cauteloso quanto a isso. “De curto prazo, não tem solução”, concorda o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, ex-ministro dos Portos. Ele avalia que as soluções para ampliar a capacidade do porto de Santos são de médio e longo prazos. Na avaliação de Brito, o “apagão” portuário tem relação com a baixa capacidade de armazenamento dos grãos no Brasil. Na falta de locais para estocar a produção, os caminhões são convertidos em depósitos improvisados. “Os Estados Unidos têm capacidade de silagem para praticamente duas safras”, compara.

Esse deve ser um dos pontos atacados no conjunto de medidas operacionais que o governo está elaborando no grupo de trabalho formado pelos ministérios de Transportes e Agricultura. O ministro Passos comenta que recentemente se formou uma fila de caminhões no pátio da empresa ALL em Itiquira (MT) porque eles chegaram antes da data agendada para descarga. Outras medidas de caráter operacional podem ser adotadas para amenizar o congestionamento nos portos, segundo Passos. Ele não informa, porém, que providências são essas. Na avaliação do ministro dos Transportes, a atual safra de grãos é “atípica”, dado seu grande volume.

A mesma razão foi apontada na quarta-feira passada pelo ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino. Ele comentou que a produção elevada agravou as dificuldades de embarque. Para piorar, as chuvas na região de Santos impedem o embarque de grãos, já que os terminais portuários não têm cobertura. O “apagão” logístico “até que demorou a acontecer”, segundo avaliação de um integrante do governo. Dada a lentidão com que as obras vêm sendo executadas e o crescimento da produção para exportação, os congestionamentos nos portos eram mais do que previsíveis, diz esse integrante. A aposta agora é nos pacotes de ferrovias e de portos, desenhados com foco na exportação.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR