A Secretaria Especial de Portos pediu ao Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, que desenvolva um software que possa controlar o fluxo de caminhões do interior do país rumo aos portos.
O objetivo do sistema é evitar a formação de longas filas nas regiões portuárias, como a que tem afetado o porto de Santos nas últimas semanas. O sistema está sendo instalado em Santos e deve alcançar outros 12 portos.
Em desenvolvimento com recursos do PAC, o software é chamado de Carga Inteligente e faz parte de uma série de projetos de TI que fará parte do programa "Inteligência Logística".
Essa medida estará no anúncio que o governo fará nesta semana para tentar reduzir o colapso logístico visto no início do escoamento da supersafra brasileira, que deverá superar 180 milhões de toneladas de grãos.
Os ministérios da Agricultura e dos Transportes e a Secretaria de Portos trabalham há três semanas na montagem do plano, mas o anúncio atrasou devido à troca de comando na pasta da Agricultura, em que Antônio Andrade substituiu Mendes Ribeiro –ambos são do PMDB.
PALIATIVO
Nem os técnicos do governo acham que as medidas terão grandes efeitos sobre a safra que está em andamento. Alguns apontam as medidas como "paliativas".
Além da proposta da Secretaria de Portos, o Ministério da Agricultura deve propor a abertura de armazéns públicos nas regiões onde há deficit de armazenagem.
A falta de armazéns força a comercialização antecipada da produção. Essa situação obriga ao despacho da soja e do milho para os portos.
Outra medida que poderá integrar o pacote é a realização de leilões do governo para a contratação de frete. A safra de grãos atraiu boa parte da frota de caminhões.
Essa situação reduziu a capacidade de algumas regiões de disputar a contratação de frete necessário para o transporte de seus produtos. Produtores do Nordeste estão com dificuldades de receber cargas de milho para o gado. Há pouca oferta de frete para a região. O governo tentará, com os leilões, minimizar problemas regionais do tipo.
Os três ministérios envolvidos no pacote vão repetir anúncios que já fizeram. Como as medidas têm efeitos limitados, o governo quer demonstrar que já adotou ações que irão resolver o problema do escoamento da safra nos próximos anos.
O pacote de concessões ferroviárias e rodoviárias, já divulgado pelo Ministério dos transportes, será reapresentado. A Secretaria de Portos lembrará os investimentos em curso e a MP 595 que muda o marco regulatório do setor e tenta atrair investimento para a expansão portuária.