A Comissão de Meio Ambiente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou sua quarta e última reunião do ano. Entre os assuntos mais discutidos pelos membros em 2014, o presidente da comissão, Ricardo Arioli, destaca o processo de implantação do Sistema de Cadastro Ambiental (Sicar) em Mato Grosso.
“Desde a regularização do Car Federal, em maio deste ano, a comissão tem acompanhado a implantação do novo modelo no Estado e discutido estratégias para manter o produtor informado e apto a realizar o seu cadastro”, conta Arioli.
Durante o ano, a Famato, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), promoveu palestras sobre o Car Federal em 14 sindicatos rurais, realizou dois treinamentos para os dirigentes sindicais e levou oficinas de orientação para o produtor rural sobre o Sicar para 10 munícipios.
“Essas ações foram sugeridas e discutidas na comissão. Em 2015, além de continuarmos com elas, a Famato vai promover o Mutirão do Car que tem o objetivo de incentivar os produtores a fazerem o cadastro. O Senar-MT também vai realizar cursos sobre o novo sistema, permitindo que os próprios produtores façam o Car”, informa o presidente da comissão.
Os projetos de lei relacionados ao meio ambiente também foram assuntos constantes nas reuniões da comissão durante o ano. “Vamos continuar discutindo e fazendo as sugestões que acharmos pertinentes”, complementa Arioli.
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).