A Comissão de Assuntos Fundiários da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou do workshop sobre certificação de imóveis rurais via Sistema de Gestão Fundiário (Sigef), promovido pela superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra/MT). Além da comissão, o evento contou com a participação dos registradores de Imóveis de Estado, de técnicos do Incra/MT, do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT).
No evento, o presidente do comitê nacional de certificação e assegurador do Sigef, Oscar Oliveira, apresentou o perfil do sistema, que está em operação desde novembro de 2013, e dos membros do comitê regional. Oliveira apresentou ainda os documentos que não são mais necessários para realização do registro de imóveis rurais. Na oportunidade, os cartorários solicitaram alterações em alguns produtos do Sigef, visando dar mais agilidade ao registro de imóveis rurais.
“Encontros como esses são importantes para alinhar o processo de registro dos imóveis rurais, uma vez que o Sigef ainda tem gerado dúvidas, principalmente no que diz respeito aos documentos necessários para o registro. Nós acreditamos que com este alinhamento entre Incra e registradores os produtores enfrentarão menos dificuldades”, comenta o coordenador da comissão de Assuntos Fundiários da Famato, Lino Amorim.
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).