A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) assinam terça-feira (09/09), às 14h, na Famato, um Termo de Cooperação Técnica para implantar no Estado o Pró-genética, programa de melhoramento genético do rebanho bovino de corte e de leite das raças zebuínas. O programa será apresentado pelo presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, o superintendente técnico da associação, Antônio Josahkian, e o diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Junior.
Mato Grosso será o quinto estado brasileiro a implantar o Pró-Genética. O programa foi criado em 2006 pela ABCZ e tem o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), proporcionando ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento de renda através do aumento da produtividade.
"Estamos em um momento em que o tripé da pecuária, formado pela genética, nutrição e sanidade, é extremante necessário, pois a cada dia precisamos produzir mais e melhor em uma área cada vez menor", afirma o vice-presidente da Região I da Famato Arnaldo Campos.
Segundo o diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Junior, desde a criação do programa foram realizadas 170 feiras em diversos municípios brasileiros, o que gerou a comercialização de mais de três mil touros. "Os produtores que compraram esses touros são aqueles não têm o hábito de adquirir os animais em leilões. Nós promovemos esse primeiro contato entre o produtor e o touro melhorado geneticamente. Acredito que em Mato Grosso, a implantação do programa também será um sucesso", diz Junior.
SERVIÇO:
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica para implantar o Pró-Genética e apresentação do programa
Data: terça-feira (09/09), às 14h
Local: Auditório da Famato
Informações para a imprensa: (65) 3928-4435