Presidentes, dirigentes e membros de sindicatos rurais de Mato Grosso participam nesta semana do primeiro módulo da "Academia de Liderança 2014 – Turma Famato". O projeto, idealizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), está sendo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O programa é composto por oito módulos que serão divididos em quatro encontros. Este primeiro módulo terá como foco o sistema sindical, relações governamentais do terceiro setor e liderança no agronegócio. O assessor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Cristiano Zaranza, é um dos palestrantes dessa etapa. Segundo ele, a capacitação é essencial para o sistema sindical. "Em todos os estados brasileiros a informação ainda chega de forma deficitária aos produtores rurais, neste contexto a academia de liderança se torna algo fundamental para a renovação do conhecimento e para o aprendizado das novas lideranças que estão surgindo", observa Zaranza.
O produtor rural de Carlinda, Nelson Obuti, está no segundo mandato como presidente do sindicato rural do município. Mesmo conhecendo o funcionamento do sistema sindical, ele acredita que o treinamento vai ser bastante proveitoso. "Além de nos permitir gerenciar com mais profissionalismo o sistema sindical, a academia de liderança também vai nos oferecer conhecimentos que servirão para a nossa vida pessoal", diz Obuti.
Dentre os temas que serão abordados nos próximos módulos estão gestão do tempo, pensamento estratégico para líderes, gestão estratégica do agronegócio, macrocenários e tendências do agronegócio. "O aprendizado traz uma melhoria em como se comunicar, falar em público, com a mídia, como se portar e vestir. Ferramentas e conhecimento para o cotidiano que auxiliam a atingir o objetivo com mais facilidade", destaca o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato (facebook) e @sistemafamato (twitter e instagram).