Produtores rurais, profissionais ligados ao setor agropecuário, estudantes e moradores de Lucas do Rio Verde participaram do segundo encontro da quinta rodada do projeto Pensar MT, realizado pelo Fórum Agro MT, na noite de terça-feira (14/05). Na pauta de discussão a capacitação profissional e a logística foram as mais demandadas pelos participantes.
Localizado na região médio-norte do Estado, com a alta tecnologia e os elevados índices de produtividade, o município tem ganhado espaço entre os maiores produtores de grãos de Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Lucas do Rio Verde deve produzir 1,47 milhão de toneladas de grãos na safra 2013/2014.
A exuberância da produção e o desenvolvimento da economia local têm atraído pessoas de outros estados em busca de oportunidades. Entretanto, produtores rurais relatam que não está fácil encontrar mão de obra treinada. "A gente tem dificuldade quando precisa de um profissional que tenha um conhecimento mais amplo, que não seja restrito a apenas uma cultura ou uma doença. A capacitação precisa ser mais ampla, queremos um técnico que entenda de tudo um pouco", observa produtor José Henrique Hasse.
O presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, Claudiomir Boff, diz que os trabalhadores da região estão preocupados com a capacitação. "O trabalhador sabe que precisa se qualificar para garantir um bom salário e não ficar fora do mercado do trabalho, tanto é verdade que há uma procura muito grande no sindicato pelos cursos de capacitação que são oferecidos pelo Senar", conta.
Para o professor do curso técnico em agropecuária da escola Técnica Estadual de Lucas do Rio Verde, Luiz Fernando Burzynski, a realização de projetos como o Pensar MT é de extrema importância por conseguir reunir ideias de vários profissionais da área, como professores, produtores, estudantes. Ele acredita que para o município continuar se desenvolvendo, além da capacitação, a logística e o beneficiamento da produção agrícola precisam ser melhorados.
Logística também é um dos maiores gargalos de Lucas do Rio Verde, na opinião do presidente do Sindicato Rural do município, Carlos Alberto Simon. "Se nós conseguirmos resolver a questão da logística, vamos solucionar quase 80% dos nossos problemas, afinal estamos em um Estado onde o destino final das mercadorias está muito longe. A criação de mais um ou dois modais de transporte seria perfeito para nós", afirma.
O diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli, destaca a importância do acompanhamento da execução do compromisso que os candidatos ao governo fizerem com setor agropecuário e com a sociedade. "É importante que os futuros gestores públicos deem condições às secretarias para que elas exerçam o seu papel, que é sempre em benefício do produtor, da sociedade e do próprio governo, e nós precisamos ficar de olho nisso", alerta Piccoli.
Pensar MT – O próximo encontro do Pensar MT é nesta quinta-feira (15/05), às 19h, em Sorriso. Amanhã (16/05) o encontro será em Nova Mutum. A sexta rodada começará em Confresa (20/05) e em seguida passará por Querência (21/05), Canarana (22/05) e Barra do Garças (23/05). O jornalista e professor Onofre Ribeiro participa das rodadas contribuindo com informações sobre o agronegócio e a política.
O projeto é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. As informações serão transformadas numa agenda positiva que será apresentada aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014, independentemente de quem sejam os escolhidos. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.
Próximos encontros:
Sorriso – 15/05, às 19h
Sindicato Rural de Sorriso – Avenida Marginal Esquerda, 1415, Bairro Bom Jesus. Mais informações: sindicato (66) 3544-4205.
Nova Mutum – 16/05, às 19h
Auditório da Câmara Municipal – Av Mutum, 920 N, bairro Centro. Mais informações: sindicato (65) 3308-1500.