Capital do “nortão” de Mato Grosso, centro político da região que mais produz grãos no Estado e situado às margens da BR-163, o município de Sinop ainda enfrenta problemas característicos do período de emancipação, ocorrida há 35 anos. Os problemas e as sugestões de melhorias da região foram discutidos pelos produtores rurais durante o primeiro encontro da quinta rodada do projeto Pensar MT, realizado pelo Fórum Agro MT. A reunião contou também com a presença do professor e jornalista Onofre Ribeiro, que falou sobre a relação entre o agronegócio e a política.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Bares, apesar do crescimento e desenvolvimento da agropecuária do município, os produtores da região ainda enfrentam dificuldades no que diz respeito à logística e às questões trabalhistas. “Nós vemos que a política brasileira tem pouca vontade de resolver a questão de logística, basta ver a BR-163 que era para ser concluída em 2014, já jogaram para 2015 e ninguém sabe quando vai ficar pronta”, reclama. O município está distante 2.152 quilômetros do porto de Santos, um dos principais destino das exportações de grãos pela região.
Outra questão deixada de lado, segundo o dirigente, é a trabalhista. “Nós não podemos tratar a lei trabalhista rural como nós tratamos a urbana, porque cada uma tem sua peculiaridade. Na área urbana o funcionário trabalha 365 dias por ano, tem os seus dias de folga, mas tem um período determinado. Na agricultura é diferente, temos um período muito tranquilo em que há pouco serviço, mas temos também um período em que há muito trabalho, em que é necessário uma ou duas horas a mais de trabalho” pontua Bares.
Para o produtor Antônio Galvan uma das questões que precisa de mais atenção por parte do governo é a fundiária. Segundo ele, há uma área de 142 mil hectares próxima à região, onde vivem cerca de 200 produtores há mais de 40 anos, mas que agora está sendo demandada por uma única pessoa. “Esse problema foi criado pelo Estado e ele tem obrigação de resolver. Essas pessoas não podem ser despejadas dessas terras. Se esse cidadão tem direito a terra, ele precisa brigar com o Estado que também expediu o título a esses produtores”, opina Galvan.
O diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli, destaca a importância de o Fórum Agro MT percorrer municípios de Mato Grosso para levantar as demandas dos produtores rurais e da sociedade. Essas sugestões serão compiladas em uma agenda positiva que será entregue aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014. “Os produtores que estiveram aqui contribuíram com várias linhas de visão que em outras regiões ainda não haviam sido sinalizadas. Cada região tem uma peculiaridade e aqui o conteúdo agregou bastante também”, observa Piccoli.
Pensar MT – O próximo encontro do Pensar MT é nesta quarta-feira (14/05), às 19h, em Lucas do Rio Verde. Amanhã (15/05) o encontro será em Sorriso e sexta-feira (16/05) em Nova Mutum. A sexta rodada começará em Confresa (20/05) e em seguida passará por Querência (21/05), Canarana (22/05) e Barra do Garças (23/05).
O projeto é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. Desde abril os municípios já visitados foram: Alta Floresta, Colíder, Marcelândia, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres e Cuiabá. As informações serão transformadas numa agenda positiva que será apresentada aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014, independentemente de quem sejam os escolhidos. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.
Confira os endereços dos encontros desta semana:
Lucas do Rio Verde – 14/05, às 19h
Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde – Rua Anél Viário, Quadra 06, Lote 5H, Bairro Luiz Tessele Jr. Mais informações: sindicato (65) 3549-0659.
Sorriso – 15/05, às 19h
Sindicato Rural de Sorriso – Avenida Marginal Esquerda, 1415, Bairro Bom Jesus. Mais informações: sindicato (66) 3544-4205.
Nova Mutum – 16/05, às 19h
Auditório da Câmara Municipal – Av Mutum, 920 N, bairro Centro. Mais informações: sindicato (65) 3308-1500.