Na próxima semana, o Pensar MT do Fórum Agro MT percorrerá os municípios da região médio-norte de Mato Grosso. A quinta rodada começa na terça-feira (13.05) em Sinop. Na quarta-feira (14.05) a equipe estará em Lucas do Rio Verde e depois em Sorriso, na quinta-feira (15.05). O encerramento desta rodada será em Nova Mutum, na sexta-feira (16.05).
A região médio-norte é a principal produtora de grãos do Estado e na safra 2013/2014 deve responder por cerca de 40,6% da produção de soja e milho, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “Sabemos da importância destes municípios para o agronegócio de Mato Grosso, por isso convocamos os produtores a participarem das discussões do Pensar MT e contribuir para a agenda positiva do projeto”, frisa o presidente da Famato, Rui Prado.
Nos encontros, os participantes terão a oportunidade de discutir temas como modelo de gestão de Mato Grosso; fundiário; logística; trabalhista; capacitação; pesquisa, tecnologia e inovação; política de atração de investimento; sanidade animal e vegetal; ambiental e crédito, comercialização e financiamento. As reuniões contarão com a presença do professor e jornalista Onofre Ribeiro.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Láercio Lenz, a expectativa para a realização da reunião no município é muito boa. “Estamos divulgando maciçamente desde a semana passada com panfletos e na imprensa local. Nossa expectativa é mobilizar o maior número de produtores para discutirmos os assuntos prioritários para o nosso município”, destaca Lenz.
Em Lucas do Rio Verde, a logística e as questões tributárias devem ser as principais pautas da reunião do Pensar MT. “São os pontos que mais impactam no dia a dia dos produtores rurais da nossa região, que cobram melhorias”, avalia o presidente do sindicato rural do município, Carlos Alberto Simon.
O projeto é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. Desde abril os municípios já visitados foram: Alta Floresta, Colíder, Marcelândia, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Cuiabá e Alto Araguaia. Além de ouvir os produtores e a sociedade, a pesquisa está sendo feita com 50 lideranças do agronegócio. Com as informações levantadas, as demandas serão transformadas em uma agenda positiva que será entregue aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014, independentemente de quem sejam os escolhidos. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.