Neste ano, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) continuam a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrossilvipastoril) para a realização de dez dias de campo sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Integrados de produção Agropecuária. O primeiro evento será dia 15 de fevereiro, a partir das 7h15, na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte. O segundo será dia 25/02 na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.
Em 2013, os dias de campo reuniram cerca de 1.500 pessoas entre produtores rurais, extensionistas e estudantes. Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, a meta para 2014 é atrair ainda mais público para os eventos, que têm como objetivo mostrar casos bem sucedidos de propriedades rurais que integram a produção de grãos com floresta e pecuária. “Nossa meta este ano é alcançar dois mil participantes. Essa parceria muito nos orgulha e é uma maneira de somar esforços para levar conhecimento e novas tecnologias aos produtores mato-grossenses, mostrando casos reais de que é possível aliar várias culturas em uma mesma propriedade”, destaca Prado.
Os dias de campo ocorrem em propriedades onde estão sendo desenvolvidas as Unidades de Referência Tecnológica (URTs) da Embrapa e também na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Além da Fazenda Gamada de Nova Canaã do Norte, as outras URTs são: Fazenda Bacaeri (Alta Floresta), Fazenda Certeza (Querência), Fazenda Pégasus (Marcelândia), Fazenda Dona Isabina (Santa Carmen), Fazenda Guarantã (Juara) e Fazenda Brasil (Barra do Garças).
O pesquisador e coordenador dos dias de campo da Embrapa, Lineu Domit, destaca que os participantes dos eventos neste ano poderão acompanhar a evolução dos sistemas nas propriedades. “Em algumas propriedades será possível ver a mesma área que, no ano passado contava com soja, este ano foi transformada em pasto. No primeiro Dia de Campo, na fazenda Gamada, a novidade será ver de perto a área onde ocorreu o primeiro desbaste de eucalipto”, comenta Domit.
A programação completa dos dias de campo será divulgada em breve. Para mais informações entre em contato pelo telefone (66) 3211-4228.
A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso fazem parte do Sistema Famato. Acesse as redes sociais: www.facebook/sistemafamato e @sistemafamato.