Representando os avicultores mato-grossenses, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou, na última semana, em Brasília DF, de uma reunião da Câmara dos Integrados da Avicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da União Brasileira de Avicultura (UBABEF). A reunião abordou diversos assuntos como as linhas de crédito do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 do Mapa, em especial o Programa Inovagro disponível também para avicultura; a Plataforma de Gestão Agropecuária do Mapa/CNA tendo o módulo avicultura; o Projeto de Lei 6459/2013, derivado do Projeto 330/2011, entre outros.
O analista de Pecuária do Núcleo Técnico da Famato, Rafael Linhares, e o representante da Associação dos Produtores de Proteína Animal de Lucas do Rio Verde, Pablo Artifon, participaram da reunião. "Neste primeiro encontro, em 2014, já é notório o empenho desta Câmara para resolução de possíveis divergências e anseios de melhorias aos sistemas de integração, neste caso da avicultura. Aqui em Mato Grosso, acompanhamos atentos cada andamento dos assuntos, visando melhor estruturação da avicultura estadual diante do grande potencial da cadeia. Apesar de a câmara ainda aguardar a conclusão de seu regimento interno, continuaremos defendendo os interesses dos avicultores de Mato Grosso. O próximo encontro será no mês de março, em São Paulo", informa Linhares.
O Sistema de Integração, tanto da avicultura quanto da suinocultura, aguarda do Senado a votação defendendo a aprovação do Projeto de Lei 6459/2013, derivado do Projeto 330/2011 e apensos (PL 4378/1998, PL 4444/2004, PL 3979/2008 e PL 8023/2010). Este projeto regulamenta as relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras. O projeto é de autoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) e agora está em tramitação para ser votado em regime de prioridade na Câmara dos Deputados Federais. "Estamos empenhados na aprovação deste projeto de lei, esclarecendo sua importância para os deputados federais da bancada mato-grossense na Câmara e também via Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), sob acompanhamento da nossa assessoria parlamentar, para que o projeto seja aprovado quando estiver em pauta e logo sancionado", destaca o presidente da Famato, Rui Prado.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pelo Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).