Nesta quinta (23/01) e sexta-feira (24/01) ocorre, no município de Sinop, o II Workshop sobre Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) de Mato Grosso: Avaliação Econômica das URTE´s, que irá reunir apenas as entidades e os produtores parceiros do projeto onde estão sendo desenvolvidas as Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTE´s) no Estado para debater o andamento dos trabalhos, resultados parciais e a continuidade do trabalho para os próximos anos. Representantes do Sistema Famato estarão presentes no encontro.
O workshop é uma das atividades do projeto “Estabelecimento de Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) no Estado de Mato Grosso: Proposta de Avaliação Econômica”, realizado com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) . No primeiro dia do evento, 23/01, serão abordados temas como os desafios da avaliação econômica das URT’s da Embrapa, o resultado da parceria Embrapa e Sistema Famato 2013, além do projeto URTE e seu desenvolvimento. Já no segundo dia, 24/01, todos os produtores parceiros do projeto farão uma apresentação dos experimentos em suas propriedades, elencando os principais desafios e gargalos da avaliação econômica nos sistemas integrados.
Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, a iLPF é um sistema de produção sustentável do ponto de vista ambiental, mas, junto com essa parceria inédita com o Imea, a Embrapa está avaliando a rentabilidade deste sistema aos produtores. “Este encontro será uma oportunidade de avaliar, em conjunto, o andamento do projeto, trocar informações e traçar novas estratégias para melhorar ainda mais o que está sendo feito. Estamos muito contentes com esta parceria com a Embrapa, que contou também com a realização de dias de campos nas propriedades participantes do projeto ao longo e 2013”, afirma Prado.
Em Mato Grosso o projeto é desenvolvido em oito propriedades rurais. Segundo a pesquisadora do Imea e gestora das URTEs, Maria Denize Euleutério, “as URTE´s são áreas demonstrativas que estão localizadas em propriedades rurais onde, atualmente, são conduzidos sistemas de produção de iLPF em que são realizados trabalhos de pesquisa e validação de tecnologia”. No final de 2013 ocorreu o primeiro desbaste de eucaliptos de uma das propriedades participantes do projeto, a Fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte.
Além da Fazenda Gamada de Nova Canaã do Norte, as outras URTEs são: Fazenda Bacaeri (Alta Floresta), Fazenda Certeza (Querência), Fazenda Pégasus (Marcelândia), Fazenda Dona Isabina (Santa Carmen), Fazenda Guarantã (Juara), Estação Experimental Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop) e Fazenda Brasil (Barra do Garças).
O Imea junto com a Famato, o Senar-MT e os 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso formam o Sistema Famato. Acesse nossas redes sociais: www.facebook.com.br/sistemafamato e @sistemafamato.