Todas as safras os produtores rurais têm o desafio de lidar com pragas que atacam as lavouras. No ciclo 2013/2014 a lagarta Helicoverpa armigera preocupou os agricultores de diversos Estados, incluindo Mato Grosso. Com dedicação e organização, conseguiram controlar a praga. Para apresentar informações sobre o manejo integrado de pragas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros realizam a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias. Nesta semana, a equipe de pesquisadores passa por Lucas do Rio Verde (14.01), Sapezal (15.01) e Campo Verde (16.01). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora e local do evento. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é uma das apoiadoras do evento no Estado.
Nos três municípios, a programação terá palestras abordando o histórico e os aspectos bioecológicos da Helicoverpa armigera, o manejo integrado de pragas (MIP) em soja, milho e algodão, as tecnologias de aplicação e o cenário regional da praga na safra atual. Os especialistas também ficarão disponíveis para conversar com o público presente, trocar experiências e tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Famato, Nelson Piccoli, lidar com pragas e doenças nas lavouras é prática constante no trabalho dos produtores rurais, entretanto, nesta safra a disseminação da Helicoverpa exigiu uma atenção redobrada dos agricultores, que conseguiram amenizar o ataque. "Os produtores conseguiram driblar a lagarta com boas práticas, como monitoramento constante das lavouras e aplicação de agroquímicos na hora certa, o que fez com que o ataque fosse menos impactante do que se esperava. Para continuar com este controle é sempre importante adquirir mais conhecimentos que auxiliem no trabalho de defesa", destaca Piccoli.
As atividades da Caravana Embrapa são direcionadas para técnicos rurais, extensionistas e profissionais de assistência técnica de cooperativas, associações, empresas públicas e privadas e autônomos.
Caravana – A Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias começou suas atividades em dezembro com eventos em Goiás, Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Até março, equipes de especialistas percorrerão todas as regiões produtoras de grãos do país levando informações emergenciais sobre o manejo da Helicoverpa armigera. O roteiro completo pode ser acompanhado no site www.embrapa.br/caravana. A Caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em Mato Grosso, a programação será coordenada pela Embrapa Agrossilvipastoril e terá apoio do Sistema Famato, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) e Fundação MT.
Serviço:
Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias
Lucas do Rio Verde (MT)
14 de janeiro – 8h às 11h30
Auditório da Fundação Rio Verde – Rodovia MT 449 – Km 08
Sapezal (MT)
15 de janeiro – 8h às 11h30
Auditório da Prefeitura Municipal – Av. da Traíra 1532, Centro
Campo Verde (MT)
16 de janeiro – 8h às 11h30
Sindicato Rural – Rua Belo Horizonte 820