Os produtores rurais que não fizeram o recolhimento da Contribuição Sindical Rural pessoa física 2015 podem emitir a guia para pagamento no site da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) até o dia 20 de agosto. Após esta data, o produtor que precisar regularizar a pendência terá que entrar em contato com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) ou com o sindicato rural do seu município.
Como o prazo para pagamento encerrou no dia 22 de maio, o valor já estará atualizado, com o acréscimo de 10% de multa pelos 30 primeiros dias de atraso, mais um adicional de 2% por mês subsequente, juros de mora de 1% ao mês e atualização monetária.
O gestor Financeiro da Famato, Thiago Paes, explica que com a contribuição, o sindicato rural atua em defesa dos interesses do produtor rural em sua região, trazendo assim uma maior representatividade da classe na comunidade em que eles estão inseridos.
O supervisor de arrecadação da Famato Balthazar Borges Barbosa, explica que o produtor rural que deixar de fazer a contribuição sindical fica impedido de participar de processo licitatório e não obterá registro ou licença para funcionamento ou renovação de atividades para os estabelecimentos agropecuários. “Além disso, corre o risco de ser cobrado judicialmente pela falta de pagamento”, reforça Barbosa.
Para emitir a guia acesse: http://canaldoprodutor.com.br/contribuicao-sindical-2015/. Para mais informações entre em contato com o Núcleo de Arrecadação da Famato pelo telefone (65) 3928-4479.
A Famato representa 89 sindicatos rurais de Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acesse as redes sociais: www.facebook.com.br/sistemafamato e @sistemafamato.