O Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária, promovido pelo Sindicato Rural de Brasnorte e a fazenda Nove de Julho no último sábado (30/05), superou as expectativas dos organizadores e contou com a participação de mais de mil pessoas. O diretor de diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, prestigiou o evento.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Aldo Telles Junior, o objetivo foi difundir novas técnicas de manejo que podem ser adotadas na região. “Foi um sucesso de público e superou todas as nossas expectativas. Este é o nosso terceiro ano e a quantidade de público está aumentando, especialmente pessoas de outros municípios. Podemos considerar que foi um evento regional”, celebrou o presidente que já está planejando a próxima edição de 2016.
A venda de touros também foi considerada positiva. “Tivemos uma feira de touros com um incremento de mais de 100% de vendas. No ano passado foram comercializados 22 touros e neste ano foram vendidos 56”, conta.
O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, destacou a importância do evento. “Foi um dia de campo muito produtivo. Uma oportunidade para trocar experiências. A Famato reconhece a importância de eventos como esse para divulgação tecnológica com o objetivo de desenvolver ainda mais a agricultura e a pecuária no estado”, afirma o Romanini.
O Dia de Campo teve a participação de produtores rurais, profissionais da área, representantes de empresas do setor agrícola e acadêmicos de ciências agrárias. Os participantes conheceram o sistema de armazenagem e secagem de grãos da fazenda e aprenderam sobre como adquirir retorno financeiro a partir da utilização de touros melhoradores no rebanho, racionalização do manejo de bovino de corte e análise de solo para agricultura de precisão.
Além de Romanini, participaram o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Walter Valverde, o produtor Aldo Rezende, e o presidente do Sindicato Rural de Comodoro, Paulo Pimenta.
A Famato é a entidade que representa 88 Sindicatos Rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).