Um grupo de cinco pessoas da delegação do Ministério Federal da Agricultura da Alemanha esteve ontem (05/05) em Cuiabá para obter informações sobre a agricultura mato-grossense. O grupo foi recebido por representantes da Famato, Senar, Imea e Aprosoja, na sala de reuniões do prédio da Aprosoja.
O objetivo da reunião foi estreitar relacionamento com as entidades do agronegócio de Mato Grosso, tirar dúvidas e saber as expectativas do setor produtivo para os próximos anos. O vice-presidente do Sistema Famato, Normando Corral, o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Silvésio de Oliveira, o superintendente do Imea, Otávio Celidonio, e a Cônsul Honorário da Alemanha em Mato Grosso, Tania Kramm da Costa, participaram do encontro.
Celidonio fez uma apresentação sobre os números de Mato Grosso. Entre eles, falou sobre a evolução da produção agrícola estadual que da safra 2000/2003 até a safra 2014/2015 cresceu de 18,5 milhões de toneladas (t) de grãos para 49 milhões de t; destacou a produção agrícola do Estado que é responsável por 1/3 da produção nacional e 10% da produção mundial; e abordou os desafios na logística e escoamento da produção para melhorar a competitividade do agronegócio do estado.
Os representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e saber também como funciona a industrialização da soja em Mato Grosso.
O Sistema Famato é formado pela Famato, Senar-MT, Imea e 88 Sindicatos Rurais. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).