A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou na última sexta-feira (23/03) a assembleia ordinária de prestação de contas referente ao exercício de 2014 e assembleia extraordinária com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso.
As contas de 2014 foram apresentadas pelo gestor Administrativo e Financeiro, Hiram Gomes da Silva. Após esclarecimento aos participantes, as contas foram aprovadas por unanimidade.
Na oportunidade, o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, falou sobre a visita feita ao Instituto FHC, em São Paulo, no dia 17 de março. Prado foi recebido pelo ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. O encontro foi pautado pela análise da atual crise política que o país vive. Prado aproveitou a ocasião para demonstrar a preocupação com o desequilíbrio econômico do Brasil, cujas consequências já são sentidas pelo agronegócio mato-grossense.
A gerente de Comunicação, Marketing e Eventos do Senar-MT, Anacreta Vitorasso, fez uma apresentação sobre o evento Cresce-MT que ocorrerá dia 14 de abril no Cenarium Rural. Além disso, ela informou sobre o andamento dos preparativos para a Parceria Sindical 2015 que será de 16 a 18 de abril, no Sesc Pantanal, em Poconé.
Na sequência, a gestora do Núcleo de Comunicação e Marketing da Famato, Cláudia Luz, apresentou as informações sobre o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial que será de 23 a 25 de abril, no hotel Gran Odara, em Cuiabá.
Durante a reunião, o Sindicato Rural de Colniza foi oficialmente filiado ao Sistema Famato. A aprovação foi unânime entre os membros da assembleia. A partir de agora, o Sistema passa a representar 88 sindicatos em Mato Grosso.
Sindicatos – A assembleia também foi uma oportunidade para os novos presidentes de Sindicatos Rurais eleitos em 2014 e nesses três primeiros meses de 2015 se apresentarem à diretoria executiva do Sistema Famato/Senar e aos demais presidentes sindicais.
No ano passado, 23 sindicatos passaram por eleição de diretoria, sendo que deste total 16 elegeram novos presidentes e sete foram reeleitos. Somente nesse início de ano já ocorreram 13 eleições sindicais, sendo 10 novas posses e três reeleições.
Os novos presidentes e vice-presidentes eleitos em 2014 e nos primeiros meses de 2015 que se apresentaram na reunião foram: Ricardo da Silva Correa (Pedra Preta); Sergio Dalmaso Ferreira (Cláudia); José Otaviano Nardes (Primavera do Leste); Antonio Carlos de Melo Corrêa (Alto Taquari); Jorge Mariano de Souza (Juara); Valdecio Tarssis Rezende (Dom Aquino); Ereno Giocomeli dos santos (Jaciara); José Luiz Martins Fidelis (Matupá); Maurildo Daniel Lauro (Tabaporã); Nilmar de Freitas Miotto (Pontes e Lacerda) e Luiz Carlos da Silva (Acorizal); Francisco Ferreira da Silva (Mirassol D’Oeste); Gladir Tomazelli (Campo Verde); Cidimar Sansão (Barra do Bugres); José Lino Geraldo Martins Rodrigues (Juína); José Guarino (Sapezal); Milton de Souza Amorim (Colniza); Osmar Froner de Mello (vice-presidente de Chapada dos Guimarães); Leonildo Bares (vice-presidente de Sinop); Francisco Olavo Pugliese de Castro (Rondonópolis);