Nesta quarta-feira (20/01) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, recebeu o deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Nilson Leitão e solicitou apoio para verificar a situação da região do Vale do Araguaia. Um milhão e seiscentos mil hectares de áreas de várzea e terrenos marginais da região foram declarados de interesse do serviço público pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
A área, que foi denominada Várzea do Rio Araguaia, abrange nove municípios, sendo seis em Mato Grosso e três no Tocantins. Em Mato Grosso, os municípios atingidos pela portaria da SPU são: Luciara, Canabrava do Norte, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha e São Félix do Araguaia.
Com a decisão, a exploração da área sofrerá restrições quanto ao tipo de atividades a serem praticadas e essa política de exploração ficará a cargo do governo federal. “O governo federal precisa verificar quem está utilizando as áreas. Tem muita gente produzindo nessa região e com título autorizado pelo governo. Solicitamos ao deputado Nilson Leitão para intermediar nesse processo. A Famato irá trabalhar para que as áreas sejam tituladas aos legítimos donos”, afirmou Rui Prado.
Veja o mapa do imóvel Várzea do Araguaia: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/18122014060625.jpg
A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).