A Academia de Liderança 2016 formou nesta terça-feira (29/11) mais uma turma. O módulo foi concluído com a entrega dos certificados. O encerramento aconteceu na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O programa é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), como o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Sindicatos Rurais. “Parabéns aos 32 participantes dessa turma, que não mediram esforços para vivenciarem essa experiência diferenciada, de alto impacto e inovadora para líderes de sucesso”, disse o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
A Academia de Liderança é um programa de formação de líderes para o setor agropecuário. Tem o objetivo de aprimorar o potencial dos participantes, nas mais diversas áreas do agronegócio, dando condições para que cada líder se sinta parte de uma geração aberta às transformações, tendências e tecnologias. E, o principal, que se tornem legítimos representantes do agronegócio mato-grossense.
Segundo Prado, o conhecimento adquirido na Academia de Liderança pode ser levado para a vida inteira. “A experiência e conhecimento adquirido nesses quatro módulos não servirá apenas para subsidiar o sistema sindical, como também a vida pessoal, familiar e para a sociedade”, discursou o presidente.
“O nosso maior desejo é que com o conhecimento adquirido na Academia de Liderança, cada líder possa continuar escrevendo uma história de sucesso no agronegócio”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.
Para a participante de Paranatinga Vera Lucia Gomes Bezerra, a Famato, desde a realização do primeiro módulo da Academia, captou a nossa necessidade com precisão e conseguiu propor um trabalho personalizado, conforme nossas expectativas e condições, sempre respeitando as individualidades. “As palestras foram todas de alto nível. A Famato e o Senar conseguiram alcançar o objetivo. O treinamento foi muito além da parte técnica, pois existe a dimensão humana também”, destacou Vera.
Na CNA os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional da instituição que representa mais de 1,7 milhão de produtores rurais no Brasil. A turma foi recepcionada pelo Superintendente Técnico, Bruno Lucci, que falou sobre as estratégias da CNA na condução do setor rural no país.
Lucci reforçou o compromisso da CNA na organização e fortalecimento dos produtores rurais brasileiros, de maneira que seus direitos e interesses sejam respeitados. Outro fator destacado pelo superintendente como bandeira da entidade é o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário.
De acordo com Lucci, além de defender os interesses do produtor, valorizar a produção agrícola e de alimentos e o desenvolvimento da agropecuária, a CNA tem a preocupação de garantir a preservação do meio ambiente.
O presidente da Aprosoja Brasil e produtor rural Marcos da Rosa, que já participou da Academia de Liderança da Famato, falou da sua experiência como líder no agronegócio e do desenvolvimento do setor em Mato Grosso e no Brasil.
Já o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidônio, falou sobre os “Desafios da Formação de Pessoas no Agronegócio”, o processo de desenvolvimento da educação brasileira e a força de trabalho do Senar-MT.
Sobre o Senar-MT, Celidônio destacou as expectativas de planejamento para 2017. A entidade de ensino rural espera credenciar mais 250 novos instrutores, oferecer mais de 4 mil treinamentos de FPR, atingir em média 50 mil pessoas e chegar em todos os municípios do estado.
Romanini apresentou a funcionalidade administrativa e organizacional da Famato, Núcleo Sindical, programas e ações. Ele destacou ainda a importância dos programas Academia de Liderança e Futuros Produtores do Brasil para o desenvolvimento do agronegócio mato-grossense.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/