Com o objetivo de trabalhar de forma sistemática na conscientização e capacitação de pessoas para gerar líderes de excelência para atuar no setor do agronegócio, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) idealizou o projeto “Academia de Liderança”. O programa formou duas turmas, com aproximadamente 65 pessoas capacitadas. Hoje (06/10) iniciou o 3º de quatro encontros que a turma em andamento terá. Para a realização da Academia, a Famato conta com um importante parceiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e apoio dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Os futuros líderes estão reunidos no Hotel Paiaguás, em Cuiabá. Os módulos vão até sábado (08/10), fechando a carga horária de 20 horas.
De acordo com a gestora do Núcleo Sindical da Famato, Diana Maia o Sistema Famato oferece aos participantes ferramentas modernas no desenvolvimento humano e profissional, por meio de conceitos e técnicas que possam apoiar e capacitar fortemente cada participante a desenvolverem a sua liderança pessoal e coletiva para atuarem nas mais diversas áreas do agronegócio. “Temos a convicção de que liderança é uma habilidade disponível a todos, mas que precisa ser desenvolvida para alcançar resultados satisfatórios, e nós do Sistema Famato acreditamos no potencial de cada participante e por isso nossa abordagem principal é a liderança pessoal e interpessoal”, disse Diana.
A programação deste módulo inclui palestras com temas como Competências, Comunicação e Mídia Training. A primeira palestra ministrada, na manhã de hoje, pelo analista comportamental, Paulo Roberto Francisco da Silva provocou o debate a respeito da noção de competência, explicando o conceito em seus vários níveis de compreensão, relacionando a estratégia e os processos de aprendizagem organizacional.
O analista disse que a competência é um talento natural da pessoa que pode ser aprimorado. Nesta perspectiva, o conceito de competência é pensado como um conjunto de habilidades, atitudes, comprometimento, motivação e talento. “É importante o líder alinhar as competências às necessidade estabelecidas pelos cargos, ou posições existentes nas organizações, ou seja, buscar aprimorar as habilidades do setor de atuação seja no campo ou na cidade”, disse Silva.
A junção de todos os itens que compõem o conceito de competência podem ser notados em uma banda musical. A visão da música como arte para ser praticada necessita do envolvimento de todos os participantes para a correta transmissão eficaz da prática musical coletiva. E segundo Silva, assim deve ser o líder à frente da sua empresa ou negócio. “A junção do envolvimento e o talento trarão mudanças na percepção de cada indivíduo envolvido e consequentemente em suas perspectivas de vida”, disse o analista comportamental.
Para exemplificar na prática os futuros líderes participaram de uma dinâmica com instrumentos musicais, como teclado, bateria, saxofone, trombone e contra baixo. Em seguida assistiram a apresentação do grupo Ciranda Jazz. A banda de Jazz faz parte do Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, criada para desenvolver ações nas áreas de educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania.
No período da tarde a palestra foi sobre a comunicação de alto impacto e media training, com a fonoaudióloga e coach de Performance Comunicativa, Patrícia Rangel. Os futuros líderes aprenderam com a coach como fazer apresentações, vencendo o medo de falar em público. “Trabalhamos com os participantes todas as ferramentas necessárias para transmitir credibilidade no momento de expor ideias, fazer a pessoa comunicar seu conteúdo de forma clara, natural e convincente”, explicou.
Para a participante Andressa Ferreira Ribeiro a Academia de Liderança é um diferencial, não somente pelo aprendizado e direcionamento que é adquirido, mas também pela troca de experiências. “Parabenizo a Famato e o SENAR pelo investimento, capacitação e formação de líderes. O aprendizado e as experiências adquiridas aqui nos enriquece e nos prepara a cada dia para enfrentar o mercado de trabalho. Além de direcionar, a Academia nos deixa mais seguros e nos mostra que não estamos sozinhos. Parabéns Sistema Famato por mais essa inovação”, disse Andressa.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.