O fortalecimento sindical é uma meta constante nas ações da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS) é uma das ferramentas para alcançar essa meta. O PDS conta com a Oficina Sindical, que iniciou na manhã desta quarta-feira (21-09) a 2ª turma de 2016. Os participantes são gerentes sindicais e colaboradores dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso.
Durante as doze horas de treinamento, os participantes terão palestras com os gestores das áreas de Comunicação e Marketing, Administrativa, Sindical, Jurídica e Técnica da Famato. Cada gestor vai apresentar as atribuições do seu setor, tirar dúvidas e mostrar o funcionamento do sistema sindical nacional e estadual.
O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini deu as boas vindas ao grupo e falou do comprometimento da federação com os sindicatos e falou sobre o programa. “O PDS promove ações de fortalecimento sindical entre federação e sindicatos rurais. Nosso foco é mobilizar os sindicatos, sempre visando a maior participação no sistema de representação sindical, além da sensibilização para temas que impactam a competitividade e o desenvolvimento dos sindicatos”, pontuou Romanini.
De acordo com a gestora do Núcleo Sindical, Diana Maia, o PDS é uma das principais ferramentas do Sistema Famato/Senar para a estruturação, planejamento, aprimoramento da gestão sindical e a ampliação da comunicação entre sindicatos e a Famato. “Com a participação nos treinamentos do PDS, os gerentes sindicais e colaboradores dos sindicatos aprimoram as estratégias de gestão, aprendem o papel do líder sindical e ainda desenvolvem boas práticas de comunicação”, apontou Diana.
Pela manhã as apresentações ficaram por conta da gestora Diana Maia do Núcleo Sindical, da gestora do Núcleo de Comunicação e Marketing, Cláudia Luz e da gestora do Núcleo Jurídico, Elizete Ramos. No período da tarde o gestor do Núcleo Administrativo, Thiago Paes apresentou as funcionalidades do setor de arrecadação e falou sobre Contribuição Sindical Rural, o gestor do Núcleo Técnico, Guto Zanata falou sobre a estruturação da equipe composta por analistas de Meio Ambiente, Pecuária, Agricultura, Tributário e Trabalhista e Fundiário.
Ainda no período da tarde a assessora de Relações Governamentais, Aline Cardoso explicou sobre os trabalhos realizados junto aos poderes Legislativo e Executivo. No final da tarde o gestor de projetos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Paulo Ozaki fez uma explanação sobre os estudos e projetos socioeconômicos e ambientais realizados em Mato Grosso.
E quem encerra a programação amanhã (21/09) é o Senar-MT com palestras do gerente em exercício da Gerência de Educação Rural, Wlademiro Neto e da gerente da equipe de Comunicação, Marketing e Eventos do Senar, Anacreta Vitorasso.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.