O 2° encontro da Academia de Liderança 2016 foi marcado pelos resultados da análise comportamental realizada por meio do Profile Analisys Tool (PAT) em 32 participantes, que apontaram uma equipe focada naquilo que se propõe, e com perfil de motivadores. Mais de 70% dos avaliados tem como característica a motivação. A grande maioria com perfil de estudiosos, pessoas interessadas em conhecimento, que sabem se relacionar, liderar e gerenciar pessoas. Outro fator que chamou atenção foi o percentual de mais de 65% de pessoas proativas.
A Academia de Liderança foi pensada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e tem como parceiro na realização do projeto o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Com objetivo de dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural.
“A Academia é uma ferramenta importante para aprimorar ainda mais as características evidenciadas pelo PAT e auxiliar na formação de líderes comprometidos com o agronegócio mato-grossense”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini.
Romanini disse que a motivação é uma das mais importantes funções do líder. Sem motivação pessoal ou profissional o líder não terá comprometimento ou interesse com os objetivos traçados. “O resultado da desmotivação é baixa produtividade”, destacou Romanini.
De acordo com o analista comportamental, Paulo Roberto Francisco da Silva, os resultados foram brilhantes. “Os resultados do PAT apontam para uma turma madura, com ampla possibilidade de crescimento. Todos os testes mostraram perfis de pessoas motivadoras, com ânimo a flor da pele e vontade aprender. O primeiro passo para o aprendizado é a motivação, se a pessoa não estiver motivada a fazer algo, dificilmente ela vai conseguir realizar”, disse.
A avaliação mediu a energia e a vitalidade do grupo. “Uma turma fantástica, são pessoas com alto nível de energia, sustentabilidade e estrutura para aguentar os embates do dia-a-dia. Eu vejo um grupo com potencial, focado nos resultados. O desejo pelo conhecimento é uma das mais importantes características notadas”, apontou o analista.
No período da tarde o encontro foi comandado pelo diretor executivo do Instituto Pensar Agro (Ipa), João Henrique Hummel Vieira.
Vieira falou da atuação do Ipa junto à Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). “Somos como uma central de inteligência, geradora de conteúdo para os deputados e senadores membros da FPA”.
Segundo o diretor, o Ipa Identifica os problemas da cadeia agropecuária e apresenta aos parlamentares e os convence a defender a demanda. “Mostramos a necessidade da modernização da legislação trabalhista rural, fundiária, tributária e questões indígenas, para garantir a segurança jurídica necessária ao setor”, exemplificou.
Vieira destacou a importância das discussões, articulações e negociações de política públicas no âmbito do Poder Legislativo. O objetivo é estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio no país.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.