A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é modelo de gestão para as outras federações do país. Na tarde dessa quinta-feira (31/08) a entidade recebeu a visita do assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) Samuel Ribeiro Mazurechen. O objetivo do encontro foi conhecer o sistema organizacional da federação mato-grossense. “A Famato é muito bem administrada, os resultados são excelentes e ela é exemplo para várias federações do país que buscam uma forma de inovar o sistema de gestão sindical. A Famato pelos destaques que tem, pela organização, pela boa administração acaba sendo uma excelente referência em representatividade”, disse Mazurechen.
De acordo com o assessor jurídico, a Faperon sofreu uma intervenção administrativa em gestões anteriores e passou a ser administrada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O sistema de cobrança e arrecadação da contribuição sindical não era feita pela Faperon e sim pela CNA. “Estamos começando do zero. Com a posse do presidente Hélio Dias de Souza, vamos reestruturar a federação, recuperar a imagem representativa e a credibilidade com nossos associados. Vamos começar pelo setor administrativo e financeiro. Queremos investir em um modelo de arrecadação. A arrecadação é o combustível para que a federação possa trabalhar pela categoria”, explicou.
O gestor do núcleo Financeiro da Famato, Thiago Paes e o supervisor de arrecadação Balthazar Borges Barbosa apresentaram a estrutura organizacional, estratégias de trabalho e o sistema de cobrança da contribuição sindical rural. “Apresentamos a estrutura organizacional da contribuição sindical, desde a equipe de cobrança até o núcleo Jurídico, afinal de contas, temos o mesmo público como cliente, que são os sindicatos rurais e os produtores rurais. Por isso temos compartilhar conhecimentos e procurar cada vez mais, enquanto entidades federativas proporcionar ações consolidadas, não só as de representatividade sindical como a cobrança sindical”, disse Thiago.
Barbosa falou da funcionalidade do sistema de contribuição sindical rural que foi desenvolvido pela Famato para dar agilidade e eficiência às cobranças. “Demonstramos todo processo de cobrança, passo a passo, desde a notificação extraoficial, as possibilidades de acordo, até a finalização do processo. Falamos da tramitação depois de extrapoladas as tentativas extraoficiais, e onde começa a atuação da assessoria jurídica, que da sequência às cobranças na esfera judicial”, contou Barbosa.
A assessora jurídica, Marilaine Pinheiro de Mello apresentou a rotina do núcleo Jurídico da Famato. Falou das ações judiciais de cobrança sindical e as conquistas do Sistema Famato no âmbito do direito constitucional.
Para o advogado Mazurechen a visita foi válida e enriquecedora. “Vou levar daqui muito aprendizado, exemplos de sucesso e bons resultados. Aqui consegui detectar a necessidade de ter um sistema de arrecadação informatizado, investimentos em tecnologia e colaboradores capacitados. Agora o próximo passo é buscar um sistema que possa atender a demanda da Faperon, que são menores que as de Mato Grosso, mas como estamos começando teremos muito trabalho, vamos precisar de muita paciência e dedicação”, salientou.
O representante da Faperon destacou a eficiência e as conquista da Famato no campo judicial. “Fiquei surpreso com tamanha eficiência e comprometimento. Uma coisa que me chamou atenção foi à conquista da Famato ao conseguir que as ações sejam ajuizadas de maneira monitória, diminuindo assim os custos judiciais da federação. Para a Faperon isso seria excelente, pois, nós temos muitos gastos com deslocamento, diárias, estádias e prepostos. E além disso, percebi que com a eficiência do núcleo financeiro e de arrecadação nas cobranças extraoficiais houve uma grande diminuição das ações judiciais”, apontou o Mazurechen.
Segundo Mazurechen Rondônia é um estado com vocação para pecuária, com condições favoráveis de clima e relevo, mas com necessidade de tecnologias para aumentar a produção. “Acreditamos que por meio da consolidação de um núcleo de cobranças, como o da Famato, aumentaremos a nossa arrecadação e consequentemente poderemos prestar um serviço de qualidade a contento dos produtores rurais de Rondônia”, finalizou.
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.