É com grande pesar que o Sistema Famato comunica o falecimento do pesquisador José Tadashi Yorinori.
Tadashi faleceu na noite de segunda-feira (13) por volta das 22h30 em Londrina-PR após uma parada cardíaca quando se preparava para fazer uma tomografia do abdômen para descobrir a causa de um problema digestivo que começou há três dias, conforme informações passadas pelo filho Marcos Tadashi.
O pesquisador é conhecido por sua dedicação, disposição e sabedoria nas pesquisas científicas realizadas em prol do desenvolvimento da soja. Entre suas contribuições para o agronegócio está a descoberta da ferrugem asiática na soja. Também ficou conhecido como o "pai" do vazio sanitário.
Formado em Agronomia, Tadashi tinha mestrado e doutorado em fitopatologia. Trabalhou no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), na Embrapa Soja e era consultor. Também colaborava com outras entidades como a Fundação MT e a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).
"Para o agronegócio brasileiro é uma grande perda. Tadashi foi um grande homem, pesquisador e dedicado aos estudos que beneficiaram o setor produtivo. Aos familiares nossos sinceros sentimentos", afirmou o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
O Sistema Famato deseja aos amigos e familiares força neste momento de tristeza.
O velório será hoje, à partir das 15h, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina-PR. O enterro será amanhã (15/06) no Cemitério São Pedro de Londrina, às 11h.