A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) abriu inscrições para o credenciamento de novos leiloeiros rurais. Conforme a legislação federal, as Federações de Agricultura e Pecuária são responsáveis em nomear, suspender ou destituir os leiloeiros rurais. Em Mato Grosso há 64 leiloeiros e são oferecidas mais 22 vagas.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.sistemafamato.org.br até o dia 1º de abril. “Ser maior de 18 anos, morar em Mato Grosso, ter o segundo grau completo e comprovar boa conduta mediante certidão negativa de protestos e atestados de bons antecedentes estão entre os requisitos que o candidato a leiloeiro rural deve preencher”, informa a gestora do Núcleo Jurídico da Famato, Elizete Ramos.
Elizete explica que o candidato também precisa apresentar uma declaração do Sindicato Rural do munícipio de onde pretende atuar afirmando que há a necessidade da nomeação de um leiloeiro rural. “Isso é necessário porque temos munícipios onde há diversos leiloeiros atuando, mas também há locais onde não há nenhum. E nós queremos atender as áreas onde é realmente necessário”.
A análise dos documentos apresentados será feita pela Comissão de Leilão da Famato e as inscrições deferidas serão divulgadas até dia 14/04/2016. Os candidatos aprovados deverão participar de um curso de formação de leiloeiro rural. “A aprovação neste curso é condição indispensável para nomeação”, alerta a gestora.
Para saber mais acesse as regras do credenciamento em: http://www.sistemafamato.org.br/portal/famato/credenciamento_leiloeiros.php
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.