Em busca de parcerias para a realização de projetos de conscientização ao "trabalho seguro", a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) desembargadora Maria Beatriz Theodoro realizou na manhã desta quinta-feira (21/01) uma visita institucional ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.
A desembargadora apresentou o projeto piloto da "1º Corrida da Justiça do Trabalho" que será realizada no dia 1º de maio deste ano. "Nosso objetivo é conscientizar a população de forma saudável e informar sobre a prática do trabalho seguro. E a Famato terá um papel fundamental para que isso aconteça, pois a participação do setor rural vai fortalecer essa corrente", destacou Maria Beatriz.
Rui Prado parabenizou a iniciativa do TRT e falou dos benefícios para a sociedade e para a instituição. "Essa corrida oportuniza qualidade de vida ao cidadão e por meio dela garante o nosso foco principal que é a conscientização de práticas do trabalho seguro, direitos e deveres", salientou Prado.
Além da corrida, a desembargadora destacou a importância da participação da Famato no projeto Getrin (Grupo e Trabalho Interinstitucional). O objetivo do Getrin é unir esforços de diferentes instituições para a implementação de ações regionais voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho. "A participação da Famato contribui para propor ideias, planejar e acompanhar as iniciativas do TRT junto aos empregadores e trabalhadores", disse.
De acordo com Rui Prado, os Produtores e trabalhadores rurais precisam dessa parceria e acreditam na seriedade do órgão.
Prado garantiu que a parceria continua e que as palestras de trabalho seguro realizadas pelo TRT possibilitam conhecimento aos produtores rurais e ainda esclarecem como se da à relação do órgão com o trabalhador e o empregador.
As palestras são realizadas pelos juízes e, na avaliação da desembargadora, são muito produtivas e estimulam cada vez mais a prática do trabalho seguro. "As nossas palestras são fundamentais para o bom desempenho das funções dos trabalhadores rurais de Mato Grosso, pois desmistificamos a questão do uso dos defensivos agrícolas de forma segura, assim como o manuseio correto de máquinas agrícolas, revisão periódica e o uso de equipamentos de segurança individual e coletiva", explicou.
Sobre os defensivos agrícolas foi discutida a relevância da realização de palestras e audiências públicas que esclareçam a necessidade do uso de forma segura e consciente. "Precisamos garantir a preservação do meio ambiente e a saúde dos trabalhadores que manuseiam a aplicação", destacou o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Agnaldo Locatelli.
Também participaram da visita o juiz auxiliar da presidência do TRT, Plínio Podolan, e a assessoria jurídica da Famato representada pelo Dr. Luiz Alfeu , Dra. Elizete Ramos e Marilaine Pinheiro.
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.