A turma 2017 do projeto Futuros Produtores do Brasil esteve reunida em Cuiabá para o 3ª encontro do ano. O programa, que tem o objetivo de preparar jovens, filhos de produtores rurais para atuarem como lideranças no agronegócio mato-grossense, é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O encontro aconteceu no prédio do Senar-MT, entre os dias 17 e 19 de agosto.
A programação de três dias incluíram oficinas de comunicação e palestras com os temas: Liderança Jovem e Autogestão, Jovem no Cenário Político Agrícola Brasileiro e Mundial, Carreira no Agronegócio, Mercado Futuro e Cooperativismo.
Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e estudos sobre o agronegócio, os jovens tiveram um bate-papo com o presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen) Evandro Lermen e conheceram a estrutura organizacional e a história da Cooperativa que é formada por grupos familiares que atuam na comercialização de soja e milho dos seus cooperados e na compra de insumos.
Lermen fez uma explanação sobre a criação da instituição, que nasceu do desejo de um grupo de amigos e também retratou as dificuldades para formar e consolidar uma cooperativa. Lermen também falou da importância da união do grupo nas decisões da Coacen durante as Assembleias Gerais.
“Para nós é motivo de satisfação compartilhar com esses jovens um pouco do que sabemos sobre cooperativismo. É muito importante trocar ideias sobre cooperativismo e compartilhar informações sobre a Coacen, suas políticas, filosofia e serviços direcionados aos associados. O cooperativismo é um excelente instrumento para desenvolver pessoas de forma técnica, cultural e social. Por isso, é com satisfação que viemos até aqui para divulgar ainda mais esse sistema inovador”, disse Lermen.
Na oportunidade, Lermen e o diretor da Coacen Leandro Bianchini receberam do Sistema Famato um certificado de palestrante. A gestora do Núcleo Sindical da Famato Diana Maia agradeceu a Coacen pela parceria que nasceu em 2005.
Diana lembra que naquele ano a Coacen recebeu na sede da cooperativa, em Sorriso, a primeira turma do projeto Futuros Produtores. “Agradecemos a toda diretoria da Coacen por estarem sempre dispostos a nos receber e a compartilhar conhecimento e, em especial, este ano tivemos o prazer de receber aqui o presidente e um dos diretores para mais uma troca de experiências”, disse.
No sábado (19), os jovens apresentaram os projetos Agro Sociais que estão sendo desenvolvidos ao longo dos encontros. Esse projeto funciona como um trabalho de conclusão de curso que será defendido pelos participantes no encerramento previsto para acontecer em novembro deste ano.