Representantes das três fazendas ganhadoras do Prêmio Sistema Famato em Campo Edição 2016 embarcaram nesta segunda-feira (12/06) para uma Missão Técnica na França. Junto com eles também estão diretores e técnicos do Sistema Famato.
O objetivo da viagem é conhecer a produção agropecuária da França, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos que poderão inspirar e auxiliar o desenvolvimento da produção mato-grossense.
Na oportunidade, haverá um momento em que o grupo apresentará os “cases” de sucesso das fazendas vencedoras do prêmio e como funciona a agropecuária desenvolvida em Mato Grosso.
É por meio das missões técnicas que os participantes podem conhecer outros modelos de propriedades rurais, o manejo aplicado, formas de gestão, cooperativas, indústrias e tecnologias utilizadas tanto para a agricultura quanto para a pecuária.
“A França é um dos maiores centros de produção agrícola e pecuária da Europa. O país ganha destaque na União Europeia com uma grande produção de leite, vinhos, beterrabas, além dos cereais e oleaginosas. Durante a missão, queremos conhecer as experiências que dão certo lá para podermos compartilhar com os produtores de Mato Grosso, por meio dos nossos Sindicatos Rurais, e adaptá-las a nossa realidade”, informa o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), José Luiz Fidelis.
A primeira parada do grupo será em Toulouse, no Sul da França, onde conhecerão a Universidade de Purpan. Fundada em 1919, a universidade é hoje uma das principais escolas agro da França. Ainda nesta região, os produtores vão visitar propriedades de soja orgânica e outras que agregam valor à produção.
“Como a verticalização da produção foi o tema do Prêmio Sistema Famato em Campo do ano passado escolhemos um país que trabalhe bem a questão da diversificação de culturas. Vamos conhecer as técnicas utilizadas pelos produtores franceses para agregar valor à sua produção e mostrar como fazemos isso aqui em Mato Grosso. Com certeza será uma troca de experiências enriquecedora”, comenta o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Vilmondes Tomain.
Depois, o grupo seguirá para a região francesa do Vale Loire onde visitará a Terrena – La Nouvelle Agriculture, uma cooperativa agrícola com 130 anos de história que conta com cerca de 29 mil agricultores associados. A última parada da Missão Técnica será em Paris onde os produtores mato-grossenses vão aprender um pouco mais sobre as políticas agrícolas do país em uma visita ao Ministério da Agricultura da França.
“Estamos animados com a oportunidade de adquirir uma gama de conhecimentos que uma viagem como essa vai nos proporcionar e com a possibilidade de mostrar o que fazemos. Com certeza traremos muitas coisas boas na nossa bagagem para compartilhar”, diz o casal de produtores rurais Romeu e Dulce Ciochetta, proprietários da fazenda Morena, de Campo Novo do Parecis, uma das vencedoras do Prêmio Sistema Famato em Campo.
Sobre o prêmio – O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato juntamente com o Senar-MT e o Imea. Surgiu em 2015 com o objetivo de identificar no Estado práticas diferenciadas da pecuária.
Na segunda edição, em 2016, buscou fazendas que desenvolvem sistemas com integração de culturas diversificadas, englobando produção agrícola, pecuária e floresta.
As sete propriedades de maior destaque receberam o troféu Sistema Famato em Campo. Dessas, as três mais pontuadas foram selecionadas para participarem de uma Missão Técnica na Europa em 2017. São elas: fazenda Lucion, do município de Vera, a fazenda Brasil, de Nova Xavantina, e a Fazenda Morena de Campo Novo do Parecis.