O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Normando Corral e membros da diretoria participaram na manhã desta quarta-feira (08/03) da abertura da edição 2017 da InterCorte. O evento é um dos principais no país destinado à bovinocultura de corte e é sediado nos principais polos de produção de carne no Brasil. Com o tema “Entender para Atender”, a InterCorte acontece em Cuiabá entre os dias 8 e 9 de março, no Centro de Eventos Pantanal.
Para Corral, um evento desta magnitude sendo realizado em Cuiabá demonstra o reconhecimento por ser o estado que tem o maior rebanho bovino do país. “Fico muito feliz em ver um evento como o InterCorte acontecendo na capital do estado. Mato Groso hoje é o responsável pelo maior rebanho bovino do país. Estamos aqui para comemorar o que já foi feito, como também para nos prepararmos para o futuro, expandindo conhecimento e levando informação e tecnologia aos pecuaristas”, disse Corral.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grossso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, a proposta do evento é dar aos pecuaristas a oportunidade de discutir os anseios e as demandas do setor e possibilitar o acesso às tecnologias. “Precisamos construir um aprendizado em conjunto com os pecuaristas do nosso estado e levar o melhor da tecnologia para que possamos continuar avançando e fazendo uma pecuária de alto nível”, afirmou.
Na oportunidade, o governado Pedro Taques anunciou que vai suspender o aumento do imposto para a saída do boi em pé que iria de 7% para 12%. “Vou editar hoje um novo decreto suspendendo o que aumenta a alíquota de 12% em primeiro de abril. Vou editar um outro decreto dizendo que a partir de julho a alíquota será de 9%. Se até julho nós conseguirmos com essas medidas extras fiscais manter a arrecadação no princípio na neutralidade irei fazer o compromisso de diminuir a alíquota para 7%. O nosso objetivo é trabalhar junto com o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) para diminuir esta alíquota em 5% para que tenhamos mais competitividade”, disse Taques.
A programação para os dois dias de evento foi dividida em polos temáticos: sustentabilidade, intensificação, cria e carne. Farão parte da programação trabalhos que já vêm sendo realizados com eficiência.
Também prestigiaram o evento o vice-presidente da Famato Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o diretor de Relações Institucionais José Luiz Fidelis, o diretor Administrativo e Financeiro Vilmondes Tomain, o vice-diretor Administrativo Financeiro Valdécio Fernandes e os suplentes da diretoria Antônio Carlos Carvalho de Sousa, Eduardo Minoro Sako e Etso Rosolin.
Além de Cuiabá, a edição de 2017 passará por Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Araguaína (TO) e São Paulo (SP).
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.